Esta semana li um texto espetacular no Facebook do humorista português 'Por Falar Noutra Coisa'. Era sobre o Cristiano Ronaldo e sobre tudo aquilo que os portugueses, aqueles que gostam de criticar, dizem sobre o melhor jogador do Mundo. Ok, admito, também fico chateado com ele quando falha penaltis pela seleção, mas não é por isso que esqueço tudo aquilo que ele já fez pelo nosso país. Sim, eu acredito que ele ajudou a colocar Portugal no mapa para algumas pessoas que nunca tinham ouvido falar de nós.
Mas tudo bem, não é por ai que queria pegar. O que queria dizer é que o respeito muito como jogador e muito mais como português. Digo isto porque também esta semana vi alguns comentários menos próprios numa publicação que fiz sobre ele, em que partilhei alguns memes engraçados que surgiram na Internet. Podes ver aqui: O susto de Cristiano Ronaldo que o tornou na paródia do momento
Todo o ódio que li por lá fez-me lembrar então o texto do 'Por Falar Noutra Coisa' e deci partilhá-lo com vocês. Não só porque achei espetacular, mas também porque acho que algumas pessoas precisam definir melhor o sentido de 'humor', 'respeito' e 'reconhecimento'. :)
Leiam:
"Já tudo foi dito e escrito sobre a vida de Cristiano Ronaldo, mas as pessoas tendem a esquecer. As pessoas são invejosas e têm memória curta. Esquecem-se que vem de família pobre, quão pobre? Bastante. Mais do que a maioria.
Esquecem-se que veio para Lisboa sozinho, aos 11 anos, para um mundo novo sem ninguém da família para o apoiar. Esquecem-se que chorou tudo o que tinha a chorar, à noite, na almofada, na academia do Sporting quando tinha saudades dos pais.
Esquecem-se que ele trabalhou, diariamente, anos a fio, para chegar onde chegou. Dizem que ainda hoje é o primeiro a chegar e o último a sair dos treinos, fora as imensas horas extra que teve que fazer (e ainda faz) no ginásio para ter um corpo quase à prova d