Notícias

Notícias de Portugal e do mundo

13788 posts

Genro de Jerónimo contratado pela Câmara de Loures recebeu 150.000€ em 3 anos

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra anulou uma deliberação da ERC que considerava que a TVI tinha violado o rigor informativo numa reportagem sobre a contratação de serviços pela Câmara de Loures ao genro do secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa. A reportagem emitida a 17 de janeiro de 2019 foi rotulada com "pouco rigor" e saiu do ar. Felizmente, hoje, a reportagem pode ser vista ou revista. Segundo a reportagem da TVI, a Câmara Municipal de Loures, liderada por Bernardino Soares, contratou, por ajuste direto, o genro de Jerónimo de Sousa por valores acima do vencimento do próprio presidente do município 11 mil euros por mês, só no último contrato, que prevê fazer a limpeza e manutenção de paragens de autocarros e ‘mupis’ de publicidade na zona de Loures. Num dos meses, recebeu esse valor, limitando-se a mudar oito lâmpadas e dois casquilhos. Em outubro de 2018, Jorge Bernardino terá recebido 11 mil euros por ter mudado oito lâmpadas e dois casquilhos. Em novembro do mesmo ano, também terá ganhado 11 mil euros por mudar 10 lâmpadas e substituir 160 cartazes publicitários. Jorge Bernardino, casado com a filha de Jerónimo de Sousa, estava desempregado há três anos e, antes deste contrato, tinha trabalhado num talho, numa florista e num supermercado. Depois da investigação da TVI, a autarquia comunista contratou a um preço muito inferior uma empresa especializada. O novo contrato fica por menos cinco mil euros por mês.

Os centros comerciais abriram na Madeira... e foi a LOUCURA!

Os centros comerciais reabriram esta segunda-feira, na Região Autónoma da Madeira, com regras apertadas. O Fórum Madeira e o MadeiraShopping anunciaram nas redes sociais que é obrigatório o uso de máscara ou viseira e ainda manter 2 metros de distância. No entanto, nas redes sociais circulam imagens de quilómetros de fila em direção ao shopping. Já dentro do centro comercial, os corredores estão repletos de pessoas. De acordo com as imagens, as estradas de acesso aos shoppings tiveram vários quilómetros de filas e nos corredores das lojas foram visíveis grandes aglomerados de visitantes. Os comentários de madeirenses insatisfeitos com a situação multiplicaram-se em minutos. “Uns esforçam-se tanto tempo a lutar para ultrapassar este obstáculo e depois é isto… Outros a deitar tudo por água abaixo. Sem comentários”, disse um cibernauta. “Agora é aguardar duas semanas a um mês e esperar que haja um boom e feche tudo novamente”, escreveu outro. “Foram todos passear? Não vejo uma única pessoa com sacos na mão”, escreveu ainda outro perfil.

Dono usa truque genial para cortar as unhas do seu cão

Quem tem cães sabe muito bem o quanto é difícil cortar as unhas aos nossos amigos de quatro patas. Contudo, há uma solução… o norte-americano, Anthony Morrison, mostra-nos neste vídeo como resolver de forma simples uma tarefa que à partida seria complicada. @_anthonymorrison Desperate times call for desperate measures. ##foryou ##foryoupage ##fyp ##dog ♬ Rocky: Eye of the Tiger - Best Movie Soundtracks

Adele mostrou como está super magra num mini vestido (e ganha 1 milhão de seguidores no Instagram)

Depois de ter sido noticiado que a cantora tinha perdido mais de 40 quilos, Adele partilhou a primeira imagem com a sua nova forma física, esta terça-feira, dia em que celebrou o seu 32.º aniversário. As reações ao novo corpo da cantora não se fizeram esperar, com a fotografia a contar já com quase seis milhões de 'likes' e 150 mil comentários. Esta foi a primeira publicação feita por Adele no Instagram em 2020. Antes, a última partilha datava de dezembro de 2019. A nova imagem da britânica, que dá voz a músicas como 'Someone Like You', 'Hello' e 'Set Fire To The Rain', está de tal forma a surpreender tudo e todos que, só nas últimas horas, conseguiu conquistar mais de um milhão de seguidores - aproximando-se agora a passos largos dos 40 milhões de 'followers' naquela rede. "Obrigada por todo o amor no meu aniversário. Espero que estejam todos bem durante este momento insano. Gostaria de agradecer aos médicos e trabalhadores essenciais que nos mantêm a salvo enquanto arriscam as próprias vidas. São verdadeiros anjos", escreveu na legenda da foto. Ver esta publicação no Instagram Thank you for the birthday love. I hope you’re all staying safe and sane during this crazy time. I’d like to thank all of our first responders and essential workers who are keeping us safe while risking their lives! You are truly our angels ♥ 2020 okay bye thanks x Uma publicação partilhada por Adele (@adele) a 5 de Mai, 2020 às 9:38 PDT

Atleta olímpica está de quarentena com o ex-marido... e o atual namorado

A nadadora britânica Rebecca Adlington cumpre o isolamento social em circunstâncias que para muitos podem parecer estanhas. Ou até mesmo insólitas. A campeã olímpica nos Jogos de Pequim'2008 (400 e 800 metros livres), de 31 anos, está a partilhar a mesma casa com ex-marido e do atual namorado. 'Becky', como é conhecida, convidou Harry Needs para passar este período de confinamento em sua casa, para que pudesse estar perto da filha de ambos, Summer, de quatro anos. Harry, de 28 anos, levou com ele um amigo, o nadador jamaicano Michael Gunning, de 26, para lhes fazer companhia, sendo que na mesma casa, em Manchester, está ainda Andrew Parsons, o atual companheiro de Rebecca Adlington. Conta uma fonte próxima do ex-casal ao 'The Sun' que Becky e Harry separaram-se em 2016, depois de apenas 18 meses de casamento, mas mantêm uma boa relação. "São amigos e fazem tudo o que for melhor para a Summer. Dão-se bem, por isso, por que não? Além do mais o amigo do Harry, o Michael, também é amigo da Becky e do Andrew." Na semana passada Harry partilhou uma foto dos cinco juntos onde escreveu "não podia desejar um confinamento em melhor companhia".

Labrador Retriever preto está a ficar branco por causa do vitiligo

Um labrador retriever chamada Blaze, que vive na Finlândia, tornou-se sensação na Internet após o seu dono mostrar a sua mudança de cor… de preto para branco. Blaze nasceu há 10 anos e sempre teve o pelo preto, até que em 2019 o seu dono reparou numa pequena mancha branca na sua orelha. A pequena “marca” começou a aumentar até que se espalhou pelo resto do corpo. Este resultado deve-se ao vitiligo: uma condição da pele diagnosticada principalmente em humanos, mas em casos raros, também pode afetar animais. Felizmente, esta condição não tem mais nenhum efeito colateral negativo, então Blaze é um cão saudável e extrovertido como se nada tivesse acontecido.

Agentes da PSP atacados por moradores em fúria durante detenção

Uma dezena de agentes da PSP viu-se, quarta-feira ao final da tarde, rodeada por dezenas de populares em fúria quando procediam à detenção de um homem, de 49 anos, suspeito de ter agredido dois polícias. A situação teve lugar pelas 19h45 no bairro Portugal Novo, nas Olaias, Lisboa. A PSP perseguiu até ao bairro um condutor que tinha cometido uma infração na rotunda das Olaias. Foi quando saíram dos carros para deter o condutor que os polícias foram cercados e dois deles agredidos. No vídeo podemos ver agentes encurralados entre carros e um deles armado de shotgun a procurar a proteção de um prédio.

Jovem filmada a passear com VISEIRA XXL em Braga

Uma jovem foi vista a passear em Braga com um tipo de viseira bastante evoluído. Em formato XXL, o chapéu estilo mexicano, foi adaptado com um plástico a toda a volta, criando uma proteção 360º. Quem a viu a passear não queria acreditar no que estava a ver. ? Ali não há COVID que entre! Ver esta publicação no Instagram Viseira XXL. Novo modelo anti-covid ? em #braga Uma publicação partilhada por Tá Fixe (@tafixe) a 7 de Mai, 2020 às 5:43 PDT

Jovem mostra como não usar a máscara enquanto polícia explica como usar

Por estes dias é possível ver pelas ruas muitas pessoas com a máscara no queixo, um erro que foi explicado por uma agente da polícia numa reportagem para a televisão. O curioso é que na mesma reportagem podemos ver esse erro em tempo real. Para que não fiquem duvidas quanto à posição de colocação: a máscara deve tapar a boca, o nariz e o queixo. Para quem ainda não percebeu, aqui fica uma analogia: colocar a máscara no queixo é o mesmo que colocar o preservativo nos testículos. ?

Banksy oferece obra a Hospital em homenagem aos profissionais de saúde

A última obra do artista britânico Banksy tem como tributo todos os profissionais de saúde, pela sua dedicação e profissionalismo no combate ao novo coronavírus. A obra intitulada de “Game Changer” foi dada a conhecer no seu próprio Instagram e pinta e enaltece a atuação dos profissionais como absolutamente decisiva no combate à pandemia. Na imagem, é possível ver uma criança a brincar com um boneco de uma enfermeira que enverga uma capa. Encostados a um canto estão os super-heróis do costume, por agora esquecidos. A ilustração está atualmente em exibição, devidamente emoldurada, nos corredores do hospital de Southampton, revela o “The Guardian”.

Praia em Sanxenxo instala estacas e cordas para garantir o distanciamento social

O município de Sanxenxo anunciou que no Verão a famosa praia de Silgar será dividida em 780 quadrados de 9 metros quadrados, marcados por estacas lineares ligadas por cordas. O objectivo é garantir a máxima segurança sanitária e respeitar as distâncias recomendadas. As áreas não podem ser reservadas antecipadamente. Haverá funcionários para ajudar na organização e distribuição das pessoas ao longo do areal. A praia terá duas faixas junto ao mar e no topo do areal que devem estar livres. Cada espaço é projetado para duas pessoas, mas dependendo do tamanho do grupo, as cordas serão adaptadas para acomodar mais pessoas. A capacidade da praia oscilará entre 1560 e 2340 pessoas, o que significa uma percentagem de 50% a 75% da capacidade nos verões anteriores.

Cães robô patrulham jardim e lembram importância de distanciamento social

Os vídeos da Boston Dynamics já nos faziam adivinhar que estávamos prestes a caminhar para um mundo onde humanos e robots partilhariam os mesmos espaços. Pois bem, o mais recente vídeo de um dos robots da empresa pode indicar que chegamos a esse futuro. Chama-se Spot e a "máquina" de quatro pernas vai vaguear o parque Bishan-Ang Mo Kio em Singapura. Como podemos ver no vídeo, os cães robôs da Boston Dynamics vão estar a patrulhar as ruas para garantir a segurança dos cidadãos e para assegurar que a distância de segurança é mantida no contexto da pandemia do coronavírus.

Vídeo mostra "vespa assassina" a matar um rato em segundos

A mortífera vespa asiática gigante, conhecida como "vespa assassina", foi detetada nos EUA, em plena crise da pandemia. A espécie ameaça a população de abelhas já vulnerável e é ainda mais implacável do que a vespa asiática. As "vespas assassinas", que chegam a medir cinco centímetros, foram encontradas esta semana no estado de Washington, no noroeste do país. Um vídeo publicado no YouTube mostra como a "vespa assassina" consegue matar o rato em segundos. O risco que representam para os humanos é reduzido. Estima-se que cerca de 50 pessoas morram no Japão todos os anos por causa destes insetos. De qualquer das formas, não deixa de ser assustador.

Mais de 45 quilos de droga com o símbolo do Benfica apreendidos no México

A Guarda Costeira no México realizou uma apreensão de mais de 45 quilogramas de droga, que tudo indica que se trate de cocaína. O insólito desta ação é que na maior parte dos 40 pacotes retidos... encontrava-se o emblema do Benfica, ainda que seja aquele que foi utilizado pelos encarnados até 1999. A interceção do carregamento de estupefacientes foi realizada na última quarta-feira no estado de Colima, mais propriamente no porto de Manzanillo. O navio que escondia a droga chama-se Long Beach Trader e tem a bandeira de Malta. Vê o vídeo da reportagem aqui. Já não é a primeira vez que isto acontece. Já a 1 de fevereiro deste ano, o jornal 'El Universal' relatava uma outra apreensão mas referente a mais de 48 quilos de cocaína em pacotes que estavam decorados com alguns símbolos do Benfica.

Telescola: Professora faz RAP com os meses do ano e a Internet adorou

É o vídeo do momento nas redes sociais! Um momento da aula de inglês da telescola, tornou-se viral no Facebook. Na aula, transmitida na RTP Memória, as professores ensinam os meses do ano em inglês. “Tenho uma canção rap sobre os meses do ano”, disse uma das professoras. Rapidamente, o vídeo tornou-se viral nas redes sociais e já coma centenas de partilhas e milhares de visualizações. Claro está que o vídeo já foi editado e tem agora um beat para acompanhar! Vê o vídeo original pic.twitter.com/5z8F2ozbDl — Out Of Context Portugal (@oocportugal) May 8, 2020

Neste restaurante holandês o jantar é servido numa cabine de vidro

O restaurante vegano Mediamatic ETEN, em Oosterdok, Amesterdão, na Holanda, adaptou-se aos novos tempos e criou pequenas cabines de vidro, com mesa ao centro e lugar para duas ou três pessoas, colocadas lá fora, com vista para os canais de Amesterdão. Não falta sequer a luz das velas para dar elegância – e romantismo – ao cenário. Além das cabines, os empregados de mesa apresentam-se de luvas e viseiras transparentes sobre o rosto e entregam os pratos sobre uma prancha longa de madeira, para garantir o mínimo contacto físico com os clientes.

Cão não via dona há 2 meses devido à quarentena. O reencontro é emocionante

Esta história emocionante chega-nos de Itália, um dos países mais fustigados pela pandemia do novo coronavírus. Trata-se do momento em que um cão reencontra finalmente a dona, após dois meses de separação devido à quarentena. O vídeo mostra a jovem italiana a abrir o portão de casa e quando o animal a vê, reconhece-a instantaneamente, mesmo estando esta a usar uma máscara de proteção. ? @jessicacristofoli1 Un’emozione indescrivibile... mi mancavi piccola ❤ ##neiperte ##perte ##petlover ##cane ##ilmiocane ##dog ##dogsoftiktok ##ritornoacasa ##tiktokviral ##italy ♬ Nuvole Bianche - Yuval Salomon

Parou o carro na faixa para os autocarros. O autocarro levou-o à frente!

Um condutor decidiu estacionar o carro na faixa de autocarros na Calle San Vicente, no centro da cidade de Valença. O condutor do transporte público não achou piada e nem discutiu muito. No vídeo é possível ver o condutor do autocarro a levar o carro à frente. “Si tienes cojones lo revientas ¡Pringao!” Dijo el cenutrio que había aparcado su coche en el carril bus en pleno confinamiento... pic.twitter.com/hQCsWQMgZi — David ??? (@KrITIK4L) April 28, 2020

“Mesa para Um”. Na Suécia abriu um restaurante sem empregados que só tem lugar para uma pessoa

É o restaurante perfeito para abrir durante a pandemia da Covid-19: só tem uma mesa e lugar para uma pessoa, por isso o distanciamento social está garantido; e também não tem qualquer empregado a servir a comida; todo o serviço é feito por um cesto e uma corda. O Bord för En (mesa para um em sueco). O novo restaurante fica no meio de um prado na pequena localidade de Ransäter. A única mesa que existe está ao ar livre a 50 metros da casa onde são cozinhados os vários pratos. Chegam ao cliente através de uma corda que transporta o cesto a partir da janela da cozinha. Os pratos são feitos com produtos locais e o preço é definido por cada cliente no final da refeição.

A Banggood envia agora o Xiaomi Mi 9T do armazém em Espanha e o preço é TOP!

O Xiaomi Mi 9T é um dos smartphones mais populares do momento. Com 6GB de memória RAM e 128GB de memória interna, este equipamento vem equipado com um ecrã Amoled da Samsung com 404 ppi (muita alta resolução). O seu processador é um Snapdragon 730, Octa-Core de 2.2Ghz e possuí câmera traseira tripa, em que a a padrão tem 48 Mpx. Já agora, já viram como funciona a câmera frontal deste menino? As entranhas do #Xiaomi #Mi9T pic.twitter.com/yJ7R5MNIxN — Victor Finkelstein (@victor_fink) January 30, 2020 Já era possível encontrar o Xiaomi Mi 9T com 6GB RAM e 128GB ROM a cerca de 260€ vindo da China. E apesar de ter cupão de desconto e método de envio sem alfândega, poderia demorar cerca de 2/3 semanas a chegar. No entanto a Banggood conseguiu enviar alguns para o seu armazém em Espanha e o preço é top: 270€ já com portes de envio!  ✔ Xiaomi Mi 9T – Global [ES] (6GB RAM + 128GB ROM)  Na Banggood Espanha! ? Chegou a Espanha! Envios Rápidos! TOPPP! ? Link:  ? Desconto Direto!  ENVIO SEM ALFÂNDEGA: ES Standard Shipping Este é um excelente negócio para quem quer um smartphone de alta qualidade, bonito e a preço razoável.

Pai e filha mascaram-se todos os dias para ir levar o lixo

Pelo facto de estar 24 horas sobre 24 horas com a sua família, devido à Covid-19, este pai de Puertollano, da província de Ciudad Real, Espanha, aproveitou que estava com a filha para fazer o que mais gosta: mascarar-se. Todas as tardes, pai e filha aproveitam a sua curta caminhada de casa até ao ecoponto, para ostentar o seu melhor disfarce. Até hoje, já tiraram do armário desde o fato de Olaf e Elsa, do filme “Frozen”, ao de a “Bela e o Monstro”, ou até à do “Batman” e da “Super-Mulher”. Seja qual for o disfarce, há um acessório que nunca falta: o uso da máscara de proteção. A acompanhar cada caminhada vai muitas das vezes a banda sonora relacionada com o disfarce em questão e o pai refere que este é um momento importante do dia, pois permite à menina sair de casa e sentir-se uma princesa. O passeio já se tornou num momento de animação até para os vizinhos, que fazem questão de ir à janela todos os dias para saber qual será o disfarce do dia. Ver esta publicação no Instagram Y por supuesto, quería que este momento fuera exclusivo, hoy el personal de las ambulancias nos ha sorprendido en nuestro camino hacía el contenedor, han querido hacerle un enorme homenaje a mi pequeñaja, nos ha hecho muchísima ilusión. Os agradecemos enormemente este detalle, sois muy grandes!!!! ????? #Puertollano #Ambulancias #Gente10 #GenteQueTeAlegraElDia #MiHijaSiempreLoRecordara #Batman #WonderWoman Uma publicação partilhada por Jaime (@jimu25702) a 5 de Mai, 2020 às 2:00 PDT Ver esta publicação no Instagram 7° día de desconfinamiento, se cree que golden Freezer se ha reencarnado en bicho coronavirus y quiere destruirnos, y acabar con nuestra forma de vida. Pero lo que no sabe él, es que los super sayan, Goku y Gohan están en #Puertollano y vienen con ganas de volver a destruirlo. #BolaDeDragonZ #Goku # Gohan #MiPrincesaMolona #Covid_19 #YaQuedaMenos #TodoSaldraBien #Puertollano #

Professora da Maia dá aulas na mala do carro por falta de net em casa

Em tempos de pandemia, a RTP deu a conhecer o caso de uma professora da Maia que dá aulas na mala do carro… por falta de rede em casa. A dedicação da docente, mesmo sem as condições mínimas, recebeu inúmeros elogios nas redes sociais. A denúncia deste caso foi feita por uma colega de trabalho que fala em paixão e responsabilidade: “Quando o Ensino e a Educação são dotados de responsabilidade e paixão. Todos os dias esta colega percorre km para encontrar rede móvel. Na bagageira do carro improvisa a sala de aula com um quadro, os manuais e um telemóvel de onde se ausenta apenas para carregar os dispositivos”.