Notícias

Notícias de Portugal e do mundo

13788 posts

Vacina contra coronavírus vai ser testada em humanos (mas vai demorar 12 meses a estar pronta)

Há boas e más notícias! Uma vacina contra o coronavírus vai começar a ser testada em humanos dentro de poucos dias, anunciaram cientistas citados pelo jornal The Telegraph. Depois de ter ultrapassado os testes em animais, a vacina vai começar a ser testada em pessoas saudáveis que se voluntariaram para a receber. Se esta vacina se mostrar segura, vai começar a ser utilizada em doentes diagnosticados com Covid-19 para testar a sua eficiência. Segundo o jornal Sábado, os líderes da indústria farmacêutica acreditam que possa haver milhões de doses desta nova vacina prontas dentro de 12 a 18 meses, mas ainda são estimativas. Por outro lado, a vacina não chegará a tempo de evitar os picos de coronavírus previstos para os meses de maio e junho.

Serão os finalistas do curso de Medicina que vão reforçar a linha SNS 24

Os alunos finalistas do curso de medicina da Universidade do Algarve vão reforçar a linha SNS 24, para dar uma melhor resposta ao surto de Covid-19. O anúncio foi feito pela instituição, e refere-se a cerca de 100 alunos do curso de Mestrado Integrado em Medicina. O anúncio foi feito pela secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, como forma de aumentar a resposta à elevada procura da linha de atendimento. "Durante esta semana foi criado um algoritmo especificamente dedicado à covid-19 que permitiu agilizar o sistema de resposta", referiu a governante. O reforço deverá permitir para que a linha SNS 24 consiga chegar às 2.000 chamadas em simultâneo. A Universidade do Algarve destaca que os alunos finalistas do curso de medicina têm "maturidade e conhecimentos necessários para a tarefa que irão realizar".

Rui Unas e a música do Coronavírus: "FOI O COVIDIZER!"

O humorista Rui Unas pegou no trabalho do Rui Coelho - o jovem de Viana do Castelo que lançou uma música sobre o Coronavírus -, e deu-lhe um toque pessoal. O vídeo foi publicado no seu Instagram e já se tornou viral. Ver esta publicação no Instagram Peguei nas rimas de Rui Coelho de Viana do Castelo, acrescentei uma minhas, saquei um instrumental trap do Youtube e cá vai alho! É o que dá estar em casa... . #ruiunas #likealord #epicurista Uma publicação partilhada por Rui Unas (@o_unas) a 13 de Mar, 2020 às 1:54 PDT

Mercadona dá prémio equivalente a 20% do salário bruto aos colaboradores pelo “esforço"

Mercadona vai dar um prémio equivalente a 20% do salário bruto aos colaboradores pelo “esforço que estão a realizar” num momento em que Portugal e Espanha enfrentam o surto do Covid-19 que tem levado a uma corrida aos supermercados. A Medida abrange os 90 mil colaboradores da cadeia, entre os quais, os cerca de 900 que trabalham em Portugal. Cadeia determinou o regresso dos trabalhadores ao país de origem, no âmbito do plano de contingência ao Covid-19. “Somos um setor estratégico que tem a responsabilidade de abastecer todos os dias os cidadãos. Portanto, o comité de direção, com o presidente à frente, decidiram valorizar o esforço que estão realizando os trabalhadores com este prémio”, indicam fontes da companhia, citadas pela imprensa espanhola.

Golden Retriever só com uma orelha encanta a Internet - "Parece um unicórnio"

Rae é um cão bebé que tem ganho muitos fãs à volta do mundo devido a uma característica muito incomum: a golden retriver tem apenas uma orelha, no topo da cabeça. O animal ficou apenas com a orelha direita após sofrer um ferimento ao nascer, o que acabou por levar à amputação da outra. Conforme o animal foi crescendo, a orelha foi passando para o topo da cabeça, ficando parecida a um corno. Os fanáticos por unicórnios adoraram Rae, que chegou ao instagram no mês passado e já tem mais de 50 mil seguidores.

Às 22H vai à janela para aplaudir os médicos e enfermeiros portugueses

Este sábado, 14 de março, à noite, não estranhes se ouvires pessoas a baterem palmas na rua. Desde esta manhã que tem circulado uma mensagem pelas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, mas também pelo WhatsApp, a convocar todos os portugueses para uma ação de solidariedade dedicada a todos os profissionais de saúde. É com a hastag #somostodosSNS, ou seja, “somos todos Serviço Nacional de Saúde”, que está a ser partilhada a informação. É pedido que a partir das 22 horas, todos os portugueses vão até à janela ou varanda das suas casas para aplaudir os profissionais de saúde. Ver esta publicação no Instagram Hoje às 22h00 vai haver uma corrente de esperança e energia dedicada a todos os profissionais de saúde que trabalham em todo o país para nos ajudar a ultrapassar este desafio enorme.? Às 22h00 venham todos à janela, à varanda, onde puderem, aplaudir os nossos profissionais de saúde. ???Passem a todos os conhecidos. ??#somostodosSNS? Uma publicação partilhada por Ana Pão Trigo (@ana.paotrigo) a 14 de Mar, 2020 às 7:33 PDT

Empresário de Braga deixa mensagem de revolta sobre o Estado Português "Filhos da P***"

O dono do restaurante brancarense "A Tasca do Paiol" decidiu deixar uma mensagem de revolta acompanhada do aviso que iria encerrar o seu espaço, por tempo indeterminado, devido ao Coronavírus. A mensagem está a tornar-se viral porque vem horas antes da entrevista dada pelo "Ljubomir Stanisic", que também afirmou que o "Estado Português não tem tomates". O empresário de Braga vai ainda mais longe explica aquilo que está a fazer para evitar o contágio da sua equipa e dos clientes. "Filhos da Put* Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de correr riscos, de andar na corda bamba, de sentir o coração sempre com um palpitar mais acelerado, contudo o que se passou nas últimas 72 horas foi extremamente alarmante. Eu tentei seguir a minha vida dentro da “normalidade”, não corri atrás de papel higiénico, não reforcei a despensa de casa. Eu sou o mesmo cidadão que ainda há dias via as mais altas entidades estatais preocupadíssimas com o Marega, sou o mesmo cidadão que ainda há dias via a abertura do telejornal com a discussão da eutanásia, sou o mesmo cidadão que viu o país inteiro preocupado com os galgos que estavam em cativeiro, sou o mesmo cidadão que viu ainda há dias tudo a partilhar nas redes sociais os genitais do jogador do Sporting... Isto não foi há um ano atrás.. .Isto foi há semanas, isto foi quando o surto epidémico do COVID-19 estava com o seu foco na China e que se adivinhava a sua propagação. Durante este período os execráveis governantes deste país andaram a dar palha ao povo, andaram a brincar connosco, como fazem agora, dizendo fiquem em casa, nós ficamos sim, por medo, por determinação de parar o mais rápido possível esta epidemia. Este vírus em breve será história, para este vírus que para mim traz a época mais escura em que me lembro de viver, uma guerra sem balas, onde o medo paira, este vírus NÓS VAMOS VENCER porque já vencemos outras adversidade

Raquel Varela sobre o COVID-19: "As medidas do Estado são tardias e insuficientes"

A comentadora do programa da RTP3 "O último apaga a Luz" deixou a sua opinião sobre as últimas medidas do Estado para o combate ao COVID-19, no entanto, também não poupou criticas às ações "tardias e insuficientes". Uma opinião bem fundamentada que vai de encontra ao que pensam muitos portugueses! Sou a favor de uma quarentena total, mas isso implica medidas de Estado de excepção. Devemos portanto nesta hora, em que aceitamos limitações à nossa liberdade de circulação e reunião para combater a epidemia, ser mais críticos do Estado, e não menos. As medidas tomadas pelo nosso Governo são tardias e são insuficientes: • A situação na China era conhecida desde Janeiro. Que a ignorou desde Novembro ou Dezembro, tendo por isso pedido desculpas publicamente aos seus cidadãos. Chega à Europa em Março, com os governos a reagirem em cima dos acontecimentos, totalmente despreparados - o absurdo chega ao ponto de a Ministra anunciar ontem - em plena crise epidémica - que ia comprar máscaras de protecção para os profissionais de saúde, e que não sabe ainda bem quantos ventiladores há no país. Tudo isto quando a OMS avisou desde Janeiro que a situação era grave, medidas como a Chinesa deviam ser adoptadas por todos os países e não era uma gripe. A OMS disse-o todos os dias. A DGS, o Governo, o Ministério, a UE ignoraram. Falharam, apesar de reiteradamente avisados. • Não é o virus que causa a crise económica. A crise económica estava lá, despejámos triliões de euros em bancos falidos, as taxas de juros reais estão negativas há dois anos, esse dinheiro nunca retornou à economia real, e desnatou os serviços de saúde. Agora são as pessoas que estão em causa, agora são as pessoas! Já ninguém suporta mais a conversa do risco sistémico bancário. Os banqueiros são os primeiros que deviam ter-se chegado à frente a perguntar quantos milhões precisam para combater a pandemia? • As medidas

Pessoas estão a ceder casas vazias a profissionais de saúde

Uma onda de solidariedade, iniciadas nas redes sociais, está a mobilizar alguns proprietários de habitações desocupadas, de forma a ceder o espaço a profissionais de saúde que correm sério risco de infeção no trabalho e de propagação aos familiares. De acordo com o jornal O MINHO, as publicações neste sentido vão aumentado, fornecendo uma nova esperança aos profissionais de saúde que não têm outro espaço para viver durante os próximos tempos e que têm familiares dentro do considerado grupo de risco para a Covid-19.

Jorge Jesus faz vídeo a confirmar "É verdade que o teste deu positivo mas não tenho sintomas"

Jorge Jesus deixou esta noite uma mensagem nas redes sociais após ter testado para o Covid-19 e o resultado ser positivo. O treinador português aguarda neste momento contraprova do resultado de modo a dissipar quaisquer dúvidas relativas ao seu estado de saúde. Na mensagem publicada no Instagram, treinador do Flamengo diz não ter sintomas e garante estar igual a "ontem, há uns meses, um ano, dois, três ou quatro". Ver esta publicação no Instagram Estou sob os cuidados do departamento médico do @flamengo e me sinto bem no momento. Fizemos uma contraprova e aguardamos o resultado. Agradeço desde já as mensagens de carinho e apoio que recebi de vocês. Obrigado, Nação. Uma publicação partilhada por Jorge Jesus (@jorgejesus) a 16 de Mar, 2020 às 2:53 PDT

André Ventura critica Marcelo com um outdoor polémico

O líder do Chega, André Ventura, revelou, esta segunda-feira, o novo outdoor do partido, colocado perto da Assembleia da República. O alvo do mesmo é o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que está em isolamento voluntário devido à pandemia do coronavírus. "Um verdadeiro presidente não se esconde", diz o cartaz. Na publicação na rede social Facebook, Ventura acrescentou que "um líder não foge". "Hoje colocámos um novo outdoor ao lado da Assembleia da República. Estou no Parlamento e vou continuar, todos os dias, ao lado dos portugueses, até que este terrível vírus seja só uma memória negra da nossa história. Quarta-feira há plenário. Um líder não foge!", diz a mensagem na totalidade.

Comprou 17.700 embalagens de desinfetante e agora não as pode vender

Cada embalagem de desinfetante custou cerca de 1 dólar e Matt Colvin vendia-as por perto de 20. Apesar disso, diz que não se estava a aproveitar de uma pandemia para ganhar dinheiro. Após a primeira morte por coronavírus nos Estados Unidos, Matt Colvin decidiu comprar todos os desinfectantes na região de Tennessee, para posteriormente tentar vender através da Amazon e do eBay a preços exorbitantes (cerca de US$ 70). A Amazon e o eBay, no entanto, colocaram um fim abrupto aos planos. As empresas decidiram não permitir a prática de preços abusivos em produtos de higiene vinculados ao coronavírus. Como resultado, as contas a ele associadas foram suspensas e os anúncios removidos. E assim os produtos ficaram oficialmente “encalhados”. Para piorar a sua situação, Matt também chamou a atenção das autoridades e da justiça. O escritório do procurador-geral do Tennessee emitiu uma ordem para que ele parasse de comprar e revender a preços exorbitantes os produtos médicos e iniciou uma investigação sobre as suas ações. Como ficou numa situação desfavorável, Matt decidiu aceitar o prejuízo e doar toda a mercadoria de itens de higiene. Ao menos isso!

Coronavírus: Imagem de idoso em supermercado vazio corre o mundo

A britânica Milli Taylor, autora de livros de culinária e influencer, partilhou uma fotografia num supermercado da sua área de residência que se tornou viral. Na imagem pode ver-se um idoso num corredor vazio, a olhar para a sua lista de compras. "Esta situação parte-me o coração. Estamos juntos nisto, podemos começar a agir como tal? Se estão a levar mais do que precisam, alguém vai ficar em falta. POR FAVOR, pensem nos outros antes de açambarcar", pediu Milli Taylor. Ver esta publicação no Instagram ? This situation breaks my heart. We’re all in this together, can we start acting like we are? If you’re taking more than you need, someone else goes without. PLEASE think of others before you stockpile. Uma publicação partilhada por Milli’s Catering (@millitaylor) a 15 de Mar, 2020 às 1:49 PDT

China afirma que já tem uma vacina para a Coronavírus

Segundo o site NIT, o Ministério da Defesa da China anunciou na noite desta terça-feira, 17 de março, que criou com “êxito” uma vacina contra o coronavírus, que causa a doença Covid-19. Disse também que já autorizou os testes humanos, ficando a faltar saber quando é que começam. No comunicado, o Ministério conta que a vacina foi desenvolvida por uma equipa liderada pelo epidemiologista Chen Wei na Academia Militar de Ciências. Segundo a mesma informação, as instituições chinesas começam os ensaios clínicos em abril, com a participação das universidades de Pequim, Tsinghua e Xiamen. De acordo com os últimos números divulgados, já foram contagiadas mais de 80.880 mil pessoas na China com o coronavírus. Em Portugal, houve uma morte anunciada esta segunda-feira, 17 de março. Estão 448 pessoas infetadas e três já recuperaram.

Afinal o que é o estado de emergência e como pode afetar a vida dos portugueses?

O que é o estado de emergência? O estado de sítio ou estado de emergência está previsto na Constituição e permite a suspensão de direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, mas apenas na medida do necessário para conter a ameaça. A suspensão desses direitos deve, pois, respeitar o princípio da proporcionalidade e limitar-se, na sua extensão, duração e meios utilizados, ao “estritamente necessário ao pronto restabelecimento da normalidade constitucional” (art.º 19.º n.º4 da Constituição da República Portuguesa). Quando pode ser declarado? De acordo com o art.º 19.º da Constituição, o estado de sítio ou de emergência pode ser declarado, “no todo ou em parte, nos casos de agressão efectiva ou iminente por forças estrangeiras, de grave ameaça ou perturbação da ordem constitucional democrática ou de calamidade pública”. No caso do coronavírus, seria um estado de emergência sanitária por ameaça de calamidade pública. O estado de emergência é declarado em situações de menor gravidade do que aquelas em que seria necessário o estado de sítio e apenas pode determinar a suspensão de alguns dos direitos, liberdades e garantias. Em que consiste a declaração de emergência? A declaração de estado de emergência tem de ser “adequadamente fundamentada” e conter “a especificação dos direitos, liberdades e garantias cujo exercício fica suspenso”. Ou seja, a declaração tem de ser bastante clara e pormenorizada quanto aos direitos de cidadania que faz suspender. Em nenhum caso pode afectar os direitos à vida, à integridade pessoal, à identidade pessoal, à capacidade civil e à cidadania, a não retroactividade da lei criminal, o direito de defesa dos arguidos e a liberdade de consciência e de religião. Mas “confere às autoridades competência para tomarem as providências necessárias e adequadas ao pronto restabelecimento da normalidade constitucional.” Que medidas podem ser determina

Paciente com cancro partilha momentos de aflição depois de dar positivo para COVID-19

Luis Daniel deu positivo para COVID-19 contou a sua história e as dificuldades que está a passar. Internado no hospital de San Carlos, Madrid, explica que é um dos isolados na mesma unidade. Além do Coronavírus, Luis tem cancro (Leucemia), diabetes e problemas respiratórios. As altas febres chegam aos 40º e as dificuldades em respirar são constantes. Apesar de todos os problemas, ele expressa em direto a sua gratitude para com os médicos e enfermeiros que tentam salvar a sua vida e de curar todos os pacientes. Luis reporta também que o hospital não tem material para lidar com a doença. "Eles estão a partilhar máscaras, não têm óculos e as luvas trazem de casa." O homem apela para que as pessoas não saiam de casa. "Não vão para a rua, por favor. Façam isso por vocês e pelos outros."

Este é o Ikiru e é o novo gato-celebridade da Internet

Ikiru é o gato do Rich e Emma que vivem em Yorkshire, Inglaterra. O animal está a tornar-se num verdadeiro sucesso e a Internet está a adorá-lo. Pelas fotos é fácil perceber porquê. O seu ar "estrambólico" é verdadeiramente adorável e divertido. Podes ver mais fotos no seu Instagram.

Padre pede ‘envelope’ pascal aos fiéis para poder ter "salário ao fim do mês"

O jornal O MINHO divulgou uma nota enviada aos fiéis da paróquia de Quinchães, em Fafe, que está a causar algum mau-estar por entre aquela população. Na mesma, assinada pelo padre Luís Baeta, é pedido à comunidade que seja paga a contribuição habitual da Páscoa para que o mesmo possa “ter um salário todos os meses e respetivos subsídios de férias e de Natal”. Para convencer os fiéis, o padre recorda a “situação especial que estamos a viver – proliferação mundial do coronavírus”, indicando ainda que “pessoas conhecidas e de confiança” vão passar pelas casas “na altura da Semana Santa a fim de levantar a sua oferta no envelope”. O padre diz que “todos os principais modos de devolver o envelope estão afetados”, por não haver compasso, missas nem confissões e a igreja estar fechada, apelando à generosidade dos paroquianos. Relembramos que em 2016 os padres tiveram um aumento salarial em 2016, que foi noticiado pelo CMTV.

Super Bock vai converter álcool de produção de cerveja em desinfetante

O grupo Super Bock anunciou que, em parceria com a destilaria Levira, vai converter o álcool de produção de cerveja em gel desinfetante para apoiar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante a pandemia de Covid-19. De acordo com um comunicado divulgado esta sexta-feira, vão ser convertidos cerca de 56 mil litros de álcool de cerveja em aproximadamente 14 mil litros de gel desinfetante para as mãos. O produto será oferecido a três unidades hospitalares da região do Porto, "para que disponham de uma maior quantidade destes produtos indispensáveis para a prevenção e tratamento da infeção com Covid-19". Pode ler-se no documento que o processo de fabrico segue as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como "as recomendações das autoridades competentes no combate à infeção e de salvaguarda da saúde pública e dos seus colaboradores".

Ex-engenheiro da NASA mostra como os germes são facilmente transmitidos de pessoa para pessoa

Devido à disseminação do COVID-19, recentemente fomos inundados com inúmeras maneiras criativas de lavar as mãos e as autoridades pedem-nos que fiquemos em casa. Mas entender como os germes se espalham não é um assunto assim tão popular entre as pessoas… mas deveria ser. Foi a pensar nisso que o ex-engenheiro da NASA e YouTuber, Mark Rober, resolveu publicar um vídeo para mostrar como os germes, à semelhança do novo coronavírus (COVID-19), conseguem passar facilmente de pessoa para pessoa. Isto mostra bem a importância do isolamento social para tentar ajudar a parar a pandemia!