O décimo filme da saga 'Velocidade Furiosa', que chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 18 de maio, escolheu o nosso belo Portugal como cenário. Pois é, essa mega produção andou a esvoaçar por cá nos meses de junho e julho do ano passado, com Lisboa, Vila Real e Viseu como pontos de paragem. E é em Viseu, mais precisamente em Sande, Lamego, que se desenrola a história que vou contar agora, com a ajuda do Notícias ao Minuto.
Temos Carminha Rodrigues, de 67 aninhos, e Bernardo Rodrigues, com um respeitável 68, a viver tranquilamente a sua vidinha quando recebem uma proposta que, à primeira vista, mais parecia uma lotaria do Euromilhões. Mas, como diz o ditado, 'quando a esmola é muita, o pobre desconfia'. E foi isso que aconteceu com este casal que, sem querer, cruzou-se com dois cavalheiros bem-vestidos, a sair de um carro que mais parecia uma nave espacial.
Ao encontrarem Carminha, que estava a vender frutas na estrada, perguntaram-lhe quem era o dono da casa ali abaixo. Carminha, sem rodeios, disse que a casa era dela e do marido. De seguida, ouviu uma proposta de fazer cair o queixo.
Os dois estranhos tinham procurado a melhor casa da zona para as gravações do filme 'Fast X' e escolheram a casa dos Rodrigues. Propuseram "1.500 euros por dia, durante três semanas", ou seja, um total de 31.500 euros. Só queriam "remodelar a casa ao bel-prazer" e "filmar lá dentro" parte do filme.
Agora, imaginem. A casa onde Bernardo e Carminha vivem há mais de 38 anos, construída com o seu próprio suor, poderia ser palco de um filme de Hollywood. Ainda por cima, rodeada por uma vinha cuidada com carinho diariamente por este casal que nunca soube o que era descansar. Neste cantinho do paraíso no Douro, além de couves, favas, ervilhas, figos, tomates e outras delícias, ainda produzem azeite e vinho.
Carminha estava a um passo de aceitar a proposta, mas quis consultar o marido,