Notícias

Notícias de Portugal e do mundo

13788 posts

Homem é detido e multado por estar a apanhar sol na praia

A Polícia de Rimini, na Itália, publicou nas redes sociais como tem utilizado drones para apanhar pessoas que decidem violar a quarentena. No vídeo é possível ver um homem a apanhar sol, numa praia completamente vazia, sem se ter apercebido que a polícia estava a chegar para o deter e multar. O vídeo tornou-se popular e dividiu opiniões. Uns acham que ele é um "herói e não estava a fazer mal nenhum" e outros acham que as regras são para todos.

Em tempo de quarentena, ovelhas rumaram a um McDonald’s

Em Ebbw Vale, no País de Gales, devido ao isolamento social os habitantes já se habituaram a ver diversos animais a deambularem pelas ruas. Um dos registos mais recentes tornou-se viral: Um rebanho de ovelhas que aproveitou a ausência de humanos para visitar um McDonald’s local. O momento foi registado por Andrew Thomas, que saiu de casa para ir ao supermercado fazer compras para a mãe e para vizinhos idosos que estão em isolamento: “Vi as ovelhas e tirei uma fotografia para pôr no Facebook como uma piada depois de ver as pessoas a fazerem publicações sobre os desejos por McDonald’s”, contou Andrew à CNN.

Sem poluição, alforreca é vista num dos canais de Veneza

Durante a pandemia do COVID-19 que levou o governo italiano impor medidas de isolamento social, as águas dos canais de Veneza ficaram mais cristalinas e receberam a visita de uma alforreca. O biologo Andrea Mangoni captou o momento e partilhou-o com o mundo. Ver esta publicação no Instagram A volte basta cambiare il proprio punto di vista, per ammirare un fantasma muoversi attraverso i palazzi veneziani. Complice l'eccezionale calma dei canali di Venezia dovuta all'assenza delle imbarcazioni, questa medusa polmone di mare (Rhizostoma pulmo) nuotava nelle acque trasparenti vicino al ponte dei baretteri, e sembrava scivolare attraverso il riflesso dei palazzi, incredibilmente immobile. Buona Pasquetta a tutti! **** PS sto preparando su richiesta di molti un secondo video su Venezia e la vita nei suoi canali. Stay tuned! Uma publicação partilhada por Andrea Mangoni (@andrea.mangoni) a 13 de Abr, 2020 às 1:06 PDT O episódio só foi possível porque a a maré baixa e a redução dos barcos em Veneza aumentou a transparência da água, o que está a permitir uma observação única.

Aula de Educação Física na Telescola está a dar que falar

A Telescola já começou esta semana e está a ser exibida na RTP Memória. Porém, em poucos dias já está a dar que falar. Nas redes sociais, está a circular um vídeo de uma aula de Educação Física onde, a certa altura, a professora mostra dificuldades em cumprir os exercícios. No Facebook existem comentários para todos os gostos. Quem opte por ver a situação pelo lado engraçado, quem critique a forma física da professora ou quem considere “vergonhoso” os exercícios mal feitos.

Jovem português reencontrou cão 4 anos depois de ter desaparecido

João Alves, um jovem bombeiro e enfermeiro residente em Santo Tirso, reencontrou o seu fiel amigo depois deste ter desaparecido há mais de 4 anos. O animal tinha chip, mas quem lhe deu abrigo ao longo dos últimos anos não se terá importado com isso. Na noite da passada segunda-feira, um infortúnio ditou a maior das fortunas para João Alves e o seu “melhor amigo”. A história teve um final feliz graças a um grupo de Facebook de animais desaparecidos na zona de Santo Tirso, onde foram postadas fotos do cão, após supostamente ter sido atropelado. Após ser visto a vaguear pelas ruas, o cão foi levado para um canil municipal por se suspeitar que tinha sido atropelado. As suspeitas acabaram por não se confirmar, apesar do animal estar a mancar. Depois de assistido no canil, o dono foi descoberto assim que o chip foi verificado. Após 4 anos, 3 meses e 21 dias… o reencontro aconteceu:

Encontramos máscaras a 0,35€ e podes comprar uma caixa de 50 unidades

Máscaras. Será o acessório que muitos iremos adoptar nos próximos meses e talvez anos. O COVI-19 veio mudar muita coisa e a forma como vamos interagir uns com os outros irá exigir mais cuidados e proteção. Muitos se tem discutido o uso ou não de máscaras, mas acho que começa a ser claro que o uso de uma Máscara Cirúrgica poderá ajudar a limitar a propagação do Coronavírus. Sem esquecer, claro, o distanciamento social, lavagem constante das mãos e evitar o contacto nos olhos, nariz e boca. Até a Ordem dos médicos quer toda a gente a usar máscara durante a pandemia As farmácias já começam a ter mais stock, mas os preços são verdadeiramente absurdos. É por isso que, para quem não tiver urgência e quiser esperar 15/20 dias, poderá mandar vir algumas máscaras online. O preço é bem convidativo, cerca de 0,35 cêntimos cada máscara. A caixa de 50 vem da China, mas passa por Espanha, o que faz com que chegue mais rápido e sem taxas de alfândega. Como já disse, demora cerca de 15/20 dias a chegar, mas tendo em conta que vamos precisar delas nos próximos tempos, continuo a achar que é um bom negócio. Se quiseres saber mais, basta clicares na imagem abaixo. O método de pagamento que aconselho (visto que não tem Paypal é Revolut ou MBWay.) Esta é uma oportunidade oferecida pelo nosso site parceiro Cupões & Descontos. Se quiseres aproveitar os melhores negócios tipo este, aconselho-te a aderires ao nosso grupo no Facebook ou acederes ao site. Nota: Sempre que comprares dos nossos endereços, uma pequena comissão poderá ser atribuída ao Tá Fixe. Agradecemos a tua ajuda!

Funcionário adormeceu enquanto conduzia um empilhador e destrói armazém

Um funcionário adormeceu atrás do volante do empilhador, enquanto trabalhava num armazém. Após perder o controlo da máquina, esta embate na estrutura de acondicionamento dos produtos e destrói meio armazém. O vídeo foi registado no dia 16/04/2020 e é possível ver o funcionário a usar uma máscara. Será que foi excesso de trabalho? Nesta altura há empresas que estão a trabalhar nem mais do que era normal. Como não é possível ter muitos funcionários no mesmo espaço, quem está a trabalhar poderá ter o dobro da carga horária.

Ventiladores chineses chegam aos hospitais com instruções em... mandarim

Esta quinta-feira, durante a conferência de imprensa sobre os novos números relativos às infeções pelo novo coronavírus, o secretário de Estado da Saúde confirmou que há ventiladores com os botões e indicadores em mandarim comprados para o Serviço Nacional de Saúde (SNS). A compra ocorreu para reforçar a resposta à pandemia de Covid-19. "Tivemos de recorrer ao mercado e o nosso recurso ao mercado, em termos de ventiladores, foi ao mercado chinês. Alguns ventiladores vêm com indicadores e botões em chinês mas nesses mesmos ventiladores existem indicadores que são universais e que permitem ter acesso facilitado", disse António Lacerda Sales. Entre esses indicadores, encontram-se os de saturação de CO2 (dióxido de carbono) ou de O2 (oxigénio). Se houver casos em que não seja mesmo possível ler os indicadores, António Lacerda Sales tem uma solução: "com certeza haverá maneira de fazer formação dos profissionais. Não na língua, mas com certeza nos indicadores, o que facilitará a sua utilização". 9,3 milhões de euros e várias semanas depois, recebermos os ventiladores em Mandarim!? ????? ?? pic.twitter.com/939UN9LfQn — PFrazão ???? (@FrazaoPs) April 23, 2020

Donald Trump sugere injeção de lixívia para tratar o Coronavírus

Donald Trump sugeriu, em conferência de imprensa, na Casa Branca, como tratamento para o coronavírus injetar desinfetante nas pessoas. Outra das ideias do presidente dos Estados Unidos faz alusão à utilização de tratamento com radiação ultravioleta: "Suponha que atingimos o corpo com uma luz tremenda. Isso não foi verificado. O desinfetante, que mata o vírus em um minuto ... existe uma maneira de fazer algo assim por injeção por dentro ou quase uma limpeza. Talvez seja possível", afirmou Trump.

Esposa descobre traição do marido durante videochamada em direto

Marta López, uma ex-concorrente do Big Brother espanhol, terá descoberto que o marido a traiu após uma pequena “falha” durante uma videochamada em direto para um programa no YouTube. O jornalista Alfonso Merlos é casado com Marta López, mas ambos estão a cumprir o isolamento em casas separadas. Durante a participação numa videochamada, onde foi convidado a comentar a forma como o governo espanhol está a gerir a crise sanitária, podemos ver uma mulher seminua que surge no final da sua intervenção. Segundo a ABC.es, a esposa já terá vindo a público revelar que sabe muito bem quem será a mulher que surge no vídeo. Marta foi confrontada com a situação e admitiu tratar-se de uma traição visto que Alfonso não tem nenhuma filha. En el programa de hoy de @EstadoDAlarmaTV está claro que @alfonsomerlos estaba bien acompañado pic.twitter.com/Sn3BE3bTOL — Frankie (@Frankie65639822) April 22, 2020

Vhils esculpiu Zeca Afonso no direto de Bruno Nogueira no Instagram

Durante a madrugada de 24 para 25 de abril, Vhils e Bruno Nogueira comemoraram o 46º aniversário da Revolução dos Cravos de modo único. O artista plástico esculpiu a imagem de Zeca Afonso na parede da sala, enquanto se ouvia o tema “Grândola Vila Morena” e Bruno Nogueira ficou emocionado. Tudo isto, no programa diário do humorista, partilhado através diretos no Instagram e de nome “Como É Que o Bicho Mexe”. Ver esta publicação no Instagram 25 de Abril SEMPRE! - Música: José Afonso – “Os Bravos” - Obrigado @corpodormente pelo convite para participar no “#comoéqueobichomexe” ontem e a todos os que estiveram presentes. Um obrigado especial aos meus vizinhos que me deixaram fazer esta homenagem ao grande Zeca Afonso à meia-noite sem chamarem a polícia! - Um forte abraço também a todos os convidados de ontem @nunomarkl @eunicemunozoficial @nunolopes @a_capicua @_filipemelo_ @jessica_athaide @ljubostanisic @manzarra @joaoquadros2 / E para minha implacável @angela.kingostas obrigado pela ajuda! ❤ – Music: José Afonso – “Os Bravos” - Thank you @corpodormente for the invitation to participate in yesterday's “#comoéqueobichomexe” and everyone who was present. A special thank you to my neighbours who allowed me to do this tribute to the great Zeca Afonso at midnight without calling the police! - Special thanks also to all the guests on last night's show @nunomarkl @eunicemunozoficial @nunolopes @a_capicua @_filipemelo_ @jessica_athaide @ljubostanisic @manzarra @joaoquadros2 #25deabrilsempre #fascismonuncamais #obrigadozeca Uma publicação partilhada por Vhils (@vhils) a 25 de Abr, 2020 às 8:48 PDT

Ninguém parou para ajudar homem que caiu junto à estrada em Estarreja

Se há quem diga que esta pandemia pode recuperar a fé na humanidade... este tipo de notícias vêm provar o contrário. Um homem caiu na berma da faixa de rodagem da Estrada Nacional (EN) 109, em Estarreja, na tarde deste domingo, após perder a força numa perna devido a uma hérnia discal, não tendo conseguido levantar-se sem auxílio. Entretanto, vários condutores passaram por ele, desviando-se, mas ninguém parou para ajudar. Quem denunciou o caso foi a própria GNR, que passou no local e detetou a situação. Aquela força policial alerta que "omissão de auxílio é crime e é aplicável ao cidadão comum". Depois de o homem ter sido colocado na posição lateral de segurança e de a via ter sido sinalizada, para impedir um atropelamento, os militares acionaram uma ambulância, via 112. Acabou por se apurar, depois, que o homem tinha perdido a força numa perna, durante uma caminhada. A GNR de Ovar, lembra que a "omissão de auxílio é crime" e que quem recusar prestar assistência a vítimas, como aconteceu com os automobilistas que passaram na estrada nacional 109-5, em Estarreja, pode ser condenado. A GNR apenas fez o que lhe competia e o que devia ser feito por qualquer cidadão, porque não é só a Covid-19 que mata".

Brad Pitt na pele de Dr. Fauci explica "o que Trump tenta dizer"

Quando comparecia nas conferencias de imprensa, os olhares de muitos americanos preferiam centrar-se numa figura que aparecia em segundo plano e que se tem constituído como uma referência, por corrigir de forma mais ou menos elegante as verdades de Donald Trump. Trata-se do cientista Anthony Fauci: o diretor do instituto americano de doenças infecto-contagiosas. Questionado sobre quem gostaria que lhe vestisse a pele, se fosse alvo de uma paródia no popular programa "Saturday Night Live", da NBC, a escolha do cientista foi Brad Pitt. E foi isso mesmo que o ator decidiu fazer. O vídeo termina com o ator a deixar uma mensagem de agradecimento a Anthony Fauci e aos profissionais de saúde: "Obrigado pela sua calma e clareza neste angustiante tempo. E obrigado a vocês, pessoal médico e às vossas famílias, aqueles que estão na linha da frente".

Donos de loja apanham e espancam ladrões em pleno assalto

No Cacém, os proprietários de um estabelecimento comercial estavam a dormir na cave do espaço, quando apanharam e espancaram dois ladrões que tentaram assaltar a loja. O momento foi gravado pelo sistema de videovigilância. A CMTV (desta vez) chegou depois do incidente e relatou todos os pormenores.

Gato de rua guia mulher até ao supermercado para que ela lhe compre comida (ela adotou-o)

Esta história chega-nos do México e está a comover o Mundo. Trata-se de um gato que vivia na rua e que ao receber a atenção de uma mulher, levou-a até à secção de um supermercado para que esta lhe comprasse a sua comida favorita. Tania Lizbeth Santos Coy Tovar é a autora do vídeo e ficou de tal forma comovida com a situação que decidiu adotar o animal, que apelidou de ‘Conejo’ (coelho em português). Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por @conejo_elgato a 13 de Abr, 2020 às 10:44 PDT Agora é um gatinho feliz!

Alunos usam chapéus especiais e as secretárias divididas por acrílicos no regresso à escola na China

Os alunos do ensino básico e secundário regressaram esta segunda-feira às aulas em várias das maiores cidades da China, incluindo Pequim, Xangai, Hangzhou e Chongqing. No país onde a pandemia começou em finais de 2019, mas onde a disseminação do vírus parece já estar controlada, as crianças e jovens estão a regressar às escolas sob fortes medidas de segurança, incluindo divisórias de acrílico instaladas nas secretárias dos estudantes. O governo quer assegurar que não há um segundo surto da infeção. Por isso, todos os alunos estão obrigados a usar máscaras nas aulas e a cumprir o distanciamento social. Alguns professores estão a adotar medidas adicionais para garantir que os alunos mantêm as distâncias mínimas. Imagens de uma escola em Chongqing mostram divisórias de acrílico montadas entre as secretárias dos alunos. Noutra escola, em Hangzhou, um professor determinou que todos os alunos deveriam usar um chapéu especial para ajudá-los a manter a distância de segurança. Em Pequim, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas, o regresso dos alunos que se preparam para o acesso à universidade incluiu o controlo de temperatura e a desinfeção de equipamentos. Todos os alunos têm de exibir, à entrada das escolas, a aplicação governamental onde é mostrado o risco de estar infetado. Só os alunos com o código verde — menor risco — podem entrar. Students at Yangzheng Primary School in Hangzhou wear DIY “one-meter hats” on the first day of the new semester. The headmaster said the initiative aims to help students get accustomed to social distancing amid the #coronavirus pandemic. (Photos courtesy of Zhejiang Daily) pic.twitter.com/PdzYLidHst — Sixth Tone (@SixthTone) April 26, 2020 Fonte: Observador

GNR apanha 3 adultos e 1 bebé dentro de Smart Fortwo... e o condutor não tinha carta de condução

Hoje de tarde, na Maia, durante uma operação de fiscalização às restrições de circulação, a Guarda Nacional Republicana apanhou 3 adultos e 1 bebé dentro de um Smart Fortwo, com capacidade máxima de 2 ocupantes. Como se não bastasse, o condutor do veículo não tinha carta de condução. A GNR procedeu à revista dos passageiros, assim como do automóvel. Na viatura seguiam dois homens à frente e uma mulher com um bebé ao colo na bagageira. O condutor e um dos passageiros foram detidos.

Marisa Liz canta “Para os Braços da Minha Mãe” na Altice Arena vazia

O The Voice Portugal foi para o ar domingo, na RTP1, para dar início a uma campanha de angariação de donativos para a compra de 500 ventiladores para os hospitais portugueses. A emissão começou com uma atuação de Marisa Liz, sozinha no coração da Altice Arena, em Lisboa. A mentora do programa de talentos interpretou o tema “Para os Braços da Minha Mãe”, de Pedro Abrunhosa. Um momento de excelência que deixou os espectadores rendidos! ?

Covid-19. Um "filme de terror" em Manaus no Brasil

A capital do Amazonas, no Brasil, vive um "filme de terror" por causa da pandemia de Covid-19. Os hospitais estão lotados, não há médicos nem coveiros e os cemitérios estão a abrir valas comuns para enterrar os mortos. Contentores frigoríficos junto aos hospitais armazenam os mortos e há vítimas a morrer em casa sem auxílio médico. Manaus tem a maior taxa de mortalidade do Brasil e está a colapsar. "É uma cena de um filme de terror. Já não estamos num estado de emergência, mas em absoluta calamidade", lamentou à AFP Virgilio Neto, prefeito de Manaus. "As pessoas estão a morrer em casa, algumas talvez porque não receberam atendimento médico".

CMTV faz direto sobre a captura de um Pavão que fugiu

A CMTV tratou de fazer um direto com a notícia mais importante do dia: um pavão que estava à solta. Um pavão anda à solta pelas ruas de Benfica, numa altura em que a população está confinada em casa devido ao coronavírus. Alguns elementos da Junta de Freguesia tentaram capturar o animal que acabou por voar para cima de um edifício. A PSP esteve no local para ajudar no resgate.

Maior buraco do ozono sobre o Polo Norte fechou-se

São excelentes notícias. O buraco do ozono sobre o Polo Norte fechou-se. Formou-se sobre o Ártico nesta primavera e era já considerado o maior buraco alguma vez registado no Hemisfério Norte. O anúncio foi feito pelo Copernicus, programa de observação da Terra da União Europeia (CAMS, na sigla original). O nunca visto buraco do ozono sobre o Hemisfério Norte em 2020 chegou ao fim", anunciou o CAMS, no Twitter. The unprecedented 2020 northern hemisphere #OzoneHole has come to an end. The #PolarVortex split, allowing #ozone-rich air into the Arctic, closely matching last week's forecast from the #CopernicusAtmosphere Monitoring Service. More on the NH Ozone hole➡https://t.co/Nf6AfjaYRi pic.twitter.com/qVPu70ycn4 — Copernicus ECMWF (@CopernicusECMWF) April 23, 2020 Segundo a TVI24, este tratava-se de um buraco "pouco comum", mas que, ao contrário do que é habitual, não teve mão humana. O buraco tinha-se formado no final de março na sequência de um vórtice polar, ciclone de grandes dimensões, no caso particularmente forte, que afetou o Polo Norte durante várias semanas consecutivas. A Covid-19 e os consequentes confinamentos provavelmente não tiveram nada a ver com isto. Teve origem num vórtice polar anormalmente forte e duradouro e não em alterações climáticas", explicou o Copernicus. A última vez que um buraco de grandes dimensões foi observado no Polo Norte foi em 2011.

Pais batizam gémeos de Corona e Covid

Um casal na Índia decidiu chamar “Corona” e “Covid” aos gémeos recém-nascidos. Os bebés, uma menina e um menino, nasceram a 27 de março no estado indiano de Chhattisgarh, em plena pandemia do novo coronavírus. “O parto não foi fácil e, por isso, eu e o meu marido queríamos tornar o dia memorável”, contou a mãe a uma agência noticiosa citada pela Sky News. A mulher, de 27 anos, explica que o novo coronavírus é perigoso, mas que também permitiu às pessoas focarem-se na higiene e implementarem bons hábitos. A escolha dos nomes tornou-se ainda mais fácil quando os profissionais de saúde também começaram a adotar “Corona” e “Covid” para falar dos gémeos. A indiana diz que estes nomes vão lembrá-la sempre das dificuldades pelas quais passou durante o confinamento.

Multibanco em Monção disponibiliza desinfetante e luvas. Espanhóis elogiam!

Numa caixa Multibanco da freguesia de Pias, em Monção, os utilizadores podem encontrar gel desinfetante e luvas descartáveis, numa iniciativa da Junta daquela freguesia para combater a propagação da pandemia. A iniciativa já chegou ao país vizinho e foi bastante elogiada nas redes sociais. “Isto é em Portugal. Já viram algo assim em Espanha? Temos muito que aprender“, pode lêr-se numa publicação no Twitter. Esto es Portugal. Habéis visto algo así en España? Yo no.? Tenemos mucho que aprender Spain.#COVID19 #nosdanmilvueltas pic.twitter.com/ZbvcjrlVEL — Gema ? (@delvallerubi) April 28, 2020 Nos comentários são inúmeros os elogios à solidariedade e civismo dos portugueses, como por exemplo: “Portugal está a dar lição atrás de lição a Espanha“, “em Espanha já teriam levado o gel, as luvas e até o lixo“, e “sempre se disse que em Portugal havia um atraso em relação a Espanha de 40 anos, agora percebo quem estava à frente… um aplauso aos nossos vizinhos em todos os sentidos, temos muito a aprender com isso“.

Praia foi desinfetada com lixívia. Toda a vida no areal morreu

Numa praia de Zahara de los Atunes, em Espanha, as autoridades locais decidiram utilizar tratores para pulverizar lixívia com o objetivo de tornar o espaço mais seguro para os visitantes. Porém, esqueceram-se das consequências para a vida animal que ficou completamente dizimada. A autarquia acabou mesmo por pedir desculpa pelo erro. Após a ação, alguns ambientalistas revoltaram-se contra a situação e fizeram queixa às autoridades. A Greenpeace Espanha fez mesmo uma comparação entre este processo e a sugestão recente de Donald Trump, sobre a possibilidade de injectar desinfetante no corpo para combater a Covid-19. “É totalmente absurdo“, disse María Dolores Iglesias Benítez, líder de uma associação ambiental local. “A praia é um ecossistema vivo. E quando o pulverizas com lixívia, estás a matar tudo o que encontras”, acrescentou. Fumigar con lejía playas en plena época de cría de aves o de desarrollo de la red de invertebrados que sustentarán la pesca costera y destrozar el valor turístico del litoral, no es una de las ideas de Trump. Está ocurriendo en Zahara de los Atunes ?https://t.co/afCFLg1sVG — Greenpeace España (@greenpeace_esp) April 27, 2020 Depois de várias semanas de isolamento, a responsável explica que era esperado que os ninhos de algumas aves na área duplicassem, uma vez que não havia pessoas. Agora, o problema é outro. “Agora estou preocupada que os tratores tenham esmagado os ovos“, denunciou. “No perímetro fumigado nada é visto, nem mesmo um inseto, mataram tudo. Não pensaram que isto é um ecossistema vivo, pensaram que é apenas terra“, acrescentou. Agustín Conejo, funcionário municipal, contou que as ações levadas a cabo foram motivadas apenas pelo desejo de proteger as pessoas. “Reconheço que foi um erro. Mas foi feito com a melhor das intenções“.

Famosos cantam "Vou Viver" de António Variações numa mensagem de força para os portugueses

A equipa Narrastudio.pt criou um vídeo que é uma mensagem de união, força e esperança para para os portugueses. Eles conseguiram juntar personalidades de várias áreas (representação, humor, criadores de conteúdo digital, desporto, apresentação...) para cantarem a música "Quero é viver" de António Variações. A fase que estamos a viver é comum a todos. Nenhum de nós pode perder a força e a esperança. Estamos juntos. Seguimos juntos. Maria João Abreu, David Antunes, Nuno Gomes, Ana Marques, Ângelo Girão, Vanessa Martins, Matilde Breyner, Joana Cruz, João Paulo Rodrigues, Djodje, Inês Mocho, Sofia Grillo e Marco Horácio.