Notícias

Notícias de Portugal e do mundo

13788 posts

Youtuber Numeiro tem carro apreendido pela PSP por alterações no livrete

O youtuber português João Barbosa, conhecido como Numeiro, passou por uma situação menos agradável na última quarta-feira (3) em Lisboa. Ele teve seu Mercedes-Maybach apreendido pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por conta das alterações nas características do veículo de luxo que não constavam no livrete. A situação foi registrada pelo próprio youtuber e publicada no seu canal no Youtube, alcançando 256 mil visualizações em pouco tempo. No vídeo, é possível ver o momento em que Numeiro conversa com os agentes da Divisão de Trânsito da PSP, que alertam para uma “lasca” na jante e para as alterações que deveriam estar escritas no livrete. Segundo o agente que abordou o youtuber, quando alguém quer aplicar uma película no carro, é necessário que esta seja homologada, passando por uma inspeção B, e só então pode ser adicionada no livrete, de acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Além da apreensão do carro, Numeiro ainda recebeu uma multa de 250 euros. Ele teve que levar o veículo ao depósito da PSP e ficou indignado por não terem permitido que ele gravasse toda a situação, acusando os agentes de “não conhecerem a lei”. O youtuber ainda relembrou uma situação semelhante que aconteceu em Barcelos, em que ele foi parado por um policial por não ter arrumado a matrícula do carro em tempo hábil. Na ocasião, o policial disse: “ah, és tu o youtuber, vais começar a andar a pé agora que o carro vai ser apreendido”. Afinal, as leis de trânsito estão aí para serem cumpridas, mesmo por quem tem um carro de luxo. + Vê também: Numeiro: Drift nas rotundas com o Ferrari 458

Entrou com o carro nas urgências do Hospital enquanto fazia direto no Facebook

https://twitter.com/LucasDClaro/status/1655262481529307137 Na tarde de ontem, um homem de 49 anos invadiu o Hospital de Cascais com o seu carro, ao entrar com a viatura na zona das urgências, estacionando à porta de um consultório. O momento foi registado em direto no Facebook, onde Hugo Lopes fazia um protesto pela falta de cuidados de saúde. O incidente ocorreu quando o próprio fazia uma transmissão em direto na rede social, alertando que a sanidade mental o tinha abandonado. Com folhas coladas no vidro do condutor, o homem expôs mensagens onde criticava a falta de ajuda por parte do hospital. As folhas coladas no vidro do condutor continham mensagens com críticas à falta de cuidados de saúde, sendo possível ler frases como: “Saio pacificamente após ver o jipe da GNR no retrovisor. No entanto, gostaria de saber a razão de estar a ser sistematicamente discriminado neste hospital? Estou há dois anos e meio a pedir ajuda!”. O homem acabou detido pela polícia e a sua viatura foi apreendida. O incidente gerou um grande alvoroço no hospital e nas redes sociais, onde várias pessoas mostraram a sua opinião sobre a situação. Apesar do protesto ter chamado a atenção para um problema que afeta muitas pessoas, é importante lembrar que atitudes deste tipo não são a solução e podem pôr em risco a vida de outras pessoas. A melhor forma de lidar com situações de falta de cuidados de saúde é denunciar os problemas às autoridades competentes e exigir uma solução. + Vê também: Brian foi hospitalizado e o seu cão Magnus não o largou

T tafixe · Notícias

Este cão ficou cansado de esperar pelo seu dono e decidiu chama-lo

Ninguém gosta de ficar à espera, muito menos se estivermos à espera dentro de um carro sem nada para fazer. Foi isso que aconteceu a este cachorrinho. Enquanto o seu dono foi fazer alguns recados, ele ficou no carro à espera, só que o tempo foi tanto que ele decidiu fazer alguma coisa para o humano se despachar. Hilariante!

T tafixe · Notícias

És a favor das praxes? Então ouve a música que este Dux escreveu

Chama-se MK Nocivo e na música "Carta De Um Dux" o jovem rapper decidiu homenagear as vítimas da tragédia do Meco e ao mesmo tempo dar uma pequena explicação do que é a praxe. Até podes não gostar de Hip-Hop, mas a letra dá uma perspectiva diferente do assunto que se tem ouvido falar nos meios de comunicação social.

Homem que atropelou assaltante em Guimarães foi condenado a pagar-lhe 30 mil € de indemnização

Segundo a Justiça, houve "excesso de legítima defesa". Era uma noite como outra qualquer quando uma mulher, sentindo a presença de um intruso em sua casa, chamou o marido para investigar. E não é que ela estava certa? O dono da casa deparou-se com um indivíduo encapuzado, que ao se assustar com a sua presença, decidiu fugir. Saindo à rua, o dono da casa avistou o seu carro à porta e, apesar de limitado fisicamente devido a uma cirurgia recente, não hesitou em entrar no veículo e perseguir o assaltante em fuga pela estrada. Com um carro e uma determinação feroz, o dono da casa conseguiu atingir violentamente o assaltante, imobilizando-o. Ao revistá-lo, deparou-se com o resultado do seu ato heroico: duas moedas antigas de prata com um valor total de aproximadamente 680 euros, todo o fruto do roubo. O assaltante foi levado ao hospital com fraturas nas pernas, feridas e hematomas na cabeça. Após uma semana de internamento, recebeu alta, mas ficou acamado durante 90 dias em casa. Por fim, a justiça fez-se ouvir, condenando-o a uma pena de 1 ano e 2 meses de prisão, suspensa, permitindo que saísse em liberdade. A reviravolta inusitada Eis que chega o momento mais insólito desta história. O assaltante decide apresentar uma queixa contra o dono da casa assaltada, e para surpresa geral, o tribunal deu-lhe razão. Recursos foram interpostos, e o caso acabou por chegar ao Supremo Tribunal de Justiça. E adivinha só? A decisão final foi de que o queixoso estava certo. Segundo o acórdão de sentença, a ação do dono da casa gerou lesões graves no assaltante, havendo uma "manifesta desproporção" entre o valor do furto e a reação do proprietário. O Tribunal considerou que houve um "excesso de legítima defesa não justificada", levando-nos a questionar se a definição de legítima defesa sofreu alterações que desconhecemos. Após toda essa confusão judicial, foi determinado que o don

T tafixe · Notícias

Luís Franco-Bastos "parte tudo" com a sua opinião sobre o gozo que Joseph Blatter deu a Cristiano Ronaldo

Luís Franco Bastos quis deixar a sua opinião sobre as polémicas declarações contra Cristiano Ronaldo feitas pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter. O humorista deixou bem claro que Ronaldo é mesmo um dos melhores do mundo, é português e merece respeito! Platini vai para o… e leva o Blatter contigo! :P Quantos "Gostos" merece o Luís Franco-Bastos?

Ela acabou namoro. 'Ex' enviou-lhe contas da relação para pagar

Quando pensamos em términos de relacionamentos, imaginamos corações partidos, lágrimas e talvez um pote de gelado ao lado. Mas Ayle recebeu algo completamente diferente. Após o fim da relação, o seu ex-companheiro decidiu enviar-lhe uma lista detalhada de todas as despesas que o casal teve durante o tempo juntos. Sim, leste bem! No vídeo publicado por Ayle no TikTok, podemos vê-la percorrer a lista com um olhar quase indiferente. A lista continha desde os gastos em passeios até o combustível utilizado nos trajetos, passando pelas refeições compartilhadas, que incluíam paragens na McDonald's e Domino's Pizza. O ex-namorado exigia que metade do valor total das despesas fosse reembolsado por Ayle. @tiny.aisle When I’ve dated men who wouldn’t even let me touch my card #5050relationships #narcissisticex #hypergamy ♬ original sound - welcome Ayle ficou indignada com a atitude do seu ex. Ela não estava habituada a ser tratada desta forma, uma vez que, nos seus relacionamentos anteriores, os companheiros nem sequer permitiam que ela tocasse na carteira. A reação da jovem foi compartilhada nas redes sociais, tornando-se viral e acumulando mais de dois milhões de visualizações. Alguns utilizadores acharam a atitude do ex horrível e indelicada. Já outros acharam muito bem a aplaudem a ação. + Vê também: Tens uma tatuagem do(a) ex-namorado(a)? Eis uma solução

Windoh diz que Ricardo Araújo Pereira é "atrasado" e uma "marioneta"

O polémico convite feito pela Iniciativa Liberal ao Tiago Paiva ainda continua a dar que falar RAP sobre os Youtubers Tiago Paiva e Windoh pic.twitter.com/RUS1qTX2T9 — Rodrigo Coutinho (@bycoutinhoyt) May 6, 2023 O convite controverso feito pela Iniciativa Liberal aos youtubers Windoh e Tiago Paiva para visitarem o Parlamento continua a gerar discussão. No 'Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Proibidos de Mencionar', da SIC Notícias, Ricardo Araújo Pereira abordou o assunto e fez piada com os vídeos mais recentes de Windoh no Youtube, ainda que tenha focado no facto de este ter começado a comercializar, recentemente, "cursos de criptomoedas". Windoh chama boneco a Ricardo Araújo Pereira pic.twitter.com/vEoqbayU1m — tafixe (@tafixe) May 10, 2023 Posteriormente, Windoh fez questão de responder a estes comentários. Disse que o humorista é "atrasado" e que agora está "dentro do sistema". "Mais uma marioneta, o que é pena, porque esse tipo tem potencial", acrescentou ainda.

O Herói com Braço Dourado que Salvou 2,4 Milhões de Bebés

Um australiano de 86 anos chamado James Harrison, apelidado de "O Homem do Braço Dourado", tem doado sangue praticamente todas as semanas durante 60 anos O sangue do Harrison contém anticorpos únicos chamados Anti-D, que ajudam a combater uma condição conhecida como doença rhesus que pode prejudicar bebés ainda não nascidos. As doações dele salvaram a vida de mais de 2,4 milhões de bebés australianos e ele é considerado um herói nacional na Austrália James Harrison começou a doar sangue quando tinha apenas 18 anos, após ter sido submetido a uma cirurgia em que recebeu sangue doado. Foi nessa altura que decidiu que iria doar sangue o mais frequentemente possível. Os médicos descobriram que o sangue de Harrison tinha um anticorpo raro e muito especial chamado Anti-D. Este anticorpo pode prevenir a doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), também conhecida como doença rhesus, uma condição potencialmente fatal que pode ocorrer se uma mãe tem sangue Rh-negativo e o seu bebé tem sangue Rh-positivo. Para se ter uma ideia do impacto das doações de Harrison, antes da descoberta do Anti-D, milhares de bebés na Austrália morriam a cada ano de DHRN. Depois que os médicos começaram a usar o plasma de Harrison para desenvolver uma injeção de Anti-D, a doença se tornou muito rara na Austrália. Estima-se que as doações de Harrison salvaram a vida de mais de 2,4 milhões de bebés. Pelo seu incrível ato de generosidade, ele recebeu a Medalha da Ordem da Austrália, uma das mais altas honrarias civis do país. + Vê também: Juiz perdoa multa a homem de 96 anos que levava filho com cancro ao médico

Este homem criou uma mota que é movida a cerveja

Diversos estados e governos estão a considerar a eliminação de combustíveis fósseis na concepção do futuro da mobilidade. Mesmo que as alternativas não estejam ainda amplamente implementadas, estão a ser conduzidos vários ensaios nessa direção. Um exemplo surpreendente vem dos Estados Unidos, cortesia de Ky Michaelson, que criou uma mota que não é movida por energia renovável ou eletricidade... mas sim por cerveja. Esta peculiar motocicleta está equipada com um barril de 52 litros, cheio de cerveja quente, que impulsiona o veículo de duas rodas. Ky afirma que a mota pode chegar a uma velocidade de até 240 km/h. Contudo, se preferires encher o barril com água ou café, o veículo ainda assim conseguirá mover-se. De acordo com o seu criador, a escolha insólita da cerveja como combustível foi feita com o objetivo de gerar mais interesse pelo projeto.

Jovem fã lisboeta cumpriu o sonho de tocar piano num concerto dos Coldplay

No primeiro concerto dos Coldplay em Coimbra, tivemos uma daquelas surpresas espetaculares. O pessoal da banda decidiu desenterrar uma pérola, a música "The Hardest Part", lançada lá para os tempos do jurássico (pronto, foi há 18 anos, mas quem está a contar?), que não era tocada ao vivo desde 2016. Deu para sentir a emoção no ar! Nesse momento apareceu um fã lisboeta, ainda com a sardinha na boca, que tinha o sonho de tocar essa música com a banda. O rapaz, num golpe de génio, trouxe um cartaz a pedir para tocar “The Hardest Part” ao piano. Olha, posso dizer que foi a melhor ideia desde a invenção do pastel de nata! O Chris Martin, sempre com olho para o talento (e para os cartazes), chamou o jovem para subir ao palco. E lá foi o nosso lisboeta, com a alma aos saltos, realizar o sonho de tocar ao lado de um dos maiores músicos do mundo. A cereja no topo da cereja no topo do bolo? No final, ainda recebeu uma bandeira de Portugal, directamente das mãos do grande Chris Martin. Que luxo, hein? "Obrigado, meu irmão", disse o Chris, antes de ser aplaudido como se tivesse inventado o frango de churrasco. Enfim, foi uma noite de arromba, e aquela que ninguém vai esquecer tão cedo!

T tafixe · Notícias

A voz incrível desta criança com paralisia cerebral vai-te deixar de boca aberta

Chama-se Adrián Martín Vega e é um menino espanhol que sofre de uma doença neurológica, mas que no entanto tem um talento incrível. Apesar da sua curta idade, ele defende-se como um verdadeiro profissional na hora de entoar os difíceis graves e agudos tons da música flamenca. Adrián já ganhou dois concursos de talentos em Espanha dedicados a crianças com idades entre os 5 e 16 anos onde competiu com outros 48 concorrentes. Agora o jovem está a emocionar a internet com este pequeno onde mostra o seu talento cantando com a sua mãe.

Alerta de condutores que apitam a alunos, durante instrução de condução, torna-se viral

Qualquer um que tenha carta de condução sabe que as aulas de condução são um palco de ansiedade, com umas boas pitadas de stress. Existem aqueles que parecem ter nascido com um volante nas mãos, mas também temos aqueles que precisam de mais tempo e tranquilidade para pegar o jeito. Junto a isso, é impressionante como existem pessoas com um pavio curtíssimo e uma tolerância quase inexistente na estrada. Para esse público com 'pé pesado', uma instrutora e gerente de uma escola de condução resolveu compartilhar algumas palavras de sabedoria. Publicado no Facebook, o texto vem com um pacote de conselhos, advertências e recomendações para os mais impacientes nas estradas. No texto, ela aponta que "o dispositivo na foto identifica o veículo como um carro de instrução", referindo-se à imagem usada para ilustrar o post, e que, por isso, "são veículos que podem estar nas mãos de quem ainda está a APRENDER, e em diferentes estágios de aprendizagem". Depois, ela aponta para os "senhores condutores" que podem ter "nascido sabendo de tudo", como conduzir, e pede para que não "julguem". "Mantenha a calma e lembre-se que você já esteve ali", ela lembra. Para terminar, o texto pede para que, "se o veículo está a circular com um instrutor ao lado, que é a pessoa treinada para ensinar a conduzir", que "não reclamem". Os condutores impacientes até podem "aproveitar e aprender", uma vez que, entretanto, já "muitas regras mudaram". O post tornou-se viral, acumulando milhares de compartilhamentos e centenas de comentários. Alguns condutores aproveitaram a secção de comentários do Facebook para criticar os alunos em formação, sugerindo que os levem para uma "área isolada do tráfego intenso, pois todos pagamos impostos e precisamos trabalhar". No entanto, também houve aqueles que mostraram empatia e aplaudiram o longo texto, comentando que não conseguem entender "como é que alguém bu

Recusaram 31.500€ para emprestar a casa para gravar o filme 'Velocidade Furiosa'

O décimo filme da saga 'Velocidade Furiosa', que chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 18 de maio, escolheu o nosso belo Portugal como cenário. Pois é, essa mega produção andou a esvoaçar por cá nos meses de junho e julho do ano passado, com Lisboa, Vila Real e Viseu como pontos de paragem. E é em Viseu, mais precisamente em Sande, Lamego, que se desenrola a história que vou contar agora, com a ajuda do Notícias ao Minuto. Temos Carminha Rodrigues, de 67 aninhos, e Bernardo Rodrigues, com um respeitável 68, a viver tranquilamente a sua vidinha quando recebem uma proposta que, à primeira vista, mais parecia uma lotaria do Euromilhões. Mas, como diz o ditado, 'quando a esmola é muita, o pobre desconfia'. E foi isso que aconteceu com este casal que, sem querer, cruzou-se com dois cavalheiros bem-vestidos, a sair de um carro que mais parecia uma nave espacial. Ao encontrarem Carminha, que estava a vender frutas na estrada, perguntaram-lhe quem era o dono da casa ali abaixo. Carminha, sem rodeios, disse que a casa era dela e do marido. De seguida, ouviu uma proposta de fazer cair o queixo. Os dois estranhos tinham procurado a melhor casa da zona para as gravações do filme 'Fast X' e escolheram a casa dos Rodrigues. Propuseram "1.500 euros por dia, durante três semanas", ou seja, um total de 31.500 euros. Só queriam "remodelar a casa ao bel-prazer" e "filmar lá dentro" parte do filme. Agora, imaginem. A casa onde Bernardo e Carminha vivem há mais de 38 anos, construída com o seu próprio suor, poderia ser palco de um filme de Hollywood. Ainda por cima, rodeada por uma vinha cuidada com carinho diariamente por este casal que nunca soube o que era descansar. Neste cantinho do paraíso no Douro, além de couves, favas, ervilhas, figos, tomates e outras delícias, ainda produzem azeite e vinho. Carminha estava a um passo de aceitar a proposta, mas quis consultar o marido,

André Villas-Boas vai doar 100 mil euros para as vítimas do incêndio em Pedrógão

O ex-treinador do FC Porto André Villas-Boas vai doar 100 mil euros às vítimas da tragédia de Pedrógão Grande. O valor da doação, redondo, foi alcançado em apenas uma hora, depois de Villas-Boas desafiar os seus seguidores no Instagram a colocar um “gosto” na publicação com o número da conta solidária aberta pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) para apoiar as vítimas do incêndio. O meu muito obrigado a todos os que contribuíram na minha página a favor das famílias das vítimas da tragédia de Pedrógão Grande. Amanhã serão transferidos 100 mil euros em apoio às mesmas. Força Portugal 🇵🇹 #pedrogao #portugal Uma publicação partilhada por André Villas Boas (@officialavb) a Jun 18, 2017 às 10:29 PDT O desafio foi lançado a meio da tarde deste domingo. “A CGD abriu uma conta de apoio às vítimas desta tragédia”, divulgava Villas-Boas na publicação em que pedia que a mensagem fosse partilhada pelos seus seguidores. E, para que a solidariedade alcançasse o maior número de pessoas possível, o treinador lançou o desafio: “Por cada like na foto, eu próprio contribuirei com 10 euros” para a conta solidária, garantia o treinador. Uma atitude que merece ser partilhada!

Coldplay: “Coimbra tem mais encanto” - Chris Martin a cantar em português

Os Coldplay arrancaram com estrondo a primeira de quatro noites de espetáculo em Coimbra quarta-feira e, além dos seus maiores hits, decidiram brindar o público com um pouco do tradicional fado conimbricense. A famosa banda do Reino Unido atacou um dos fados mais emblemáticos da cidade dos estudantes, para espanto das 50 mil almas que enchiam o Estádio Cidade de Coimbra. Chris Martin, em um português jeitoso, atirou-se de cabeça na "Balada da Despedida do 6.º Ano Médico de 1957/58”, também conhecida como "Coimbra tem mais encanto na hora da despedida", com o apoio de uma melódica guitarra. O estádio ecoou em um canto coletivo junto com o astro britânico, em um momento de arrepiar. Os Coldplay voltarão a agitar o palco montado no Estádio Cidade de Coimbra nesta quinta-feira, depois no sábado e finalmente no domingo. Estes são os primeiros concertos na Europa da turnê mundial "Music of the Spheres". + Vê também: Jovem fã lisboeta cumpriu o sonho de tocar piano num concerto dos Coldplay

“Concretizar um sonho muda sempre a vida”. Quem é Lourenço Lampreia, o português que tocou com os Coldplay em Coimbra

O nome de Lourenço Lampreia é praticamente desconhecido no mundo da música, apesar de a paixão ser antiga. Aos 20 anos, ele tornou-se notícia. Por tocar com uma das suas bandas favoritas, os Coldplay, no Estádio Cidade de Coimbra, no primeiro de quatro concertos da banda britânica em Portugal. É de Lisboa e estuda Gestão de Informação. Foi notado por Chris Martin por causa de um cartaz, onde pedia que lhe realizassem um sonho. E há momentos que mudam mesmo uma vida. Ele fez questão de eternizar o momento em todas as suas redes sociais Lourenço Lampreia teve uma quarta-feira a realização de um sonho: dar um showzinho no palco do Estádio de Coimbra ao lado de Chris Martin. Hoje foi às Três da Manhã da Rádio Renascença para provar que é um fã incondicional dos Coldplay e contar como aconteceu. Lourenço partilhou como se tornou num autêntico aficionado da banda. Descreveu como a música dos Coldplay deu uma volta de 180 graus à sua vida. Revelou que, de quatro dias de concertos, garantiu a sua presença em três. Fez uma mini atuação no piano e assegurou que nada do que se passou foi pré-arranjado.

Bill Gates diz que gostaria que o seu "eu" mais jovem soubesse que 'há mais na vida do que apenas trabalho'

Bill Gates discursou na Universidade do Norte do Arizona, onde confessou que gostaria que o seu "eu" mais jovem soubesse que a vida é mais do que só trabalho! Ou seja, que há vida para além do ecrã do computador. Gates admitiu que, nos primeiros tempos da Microsoft, pressionava-se a si mesmo e aos seus colegas para fazerem maratonas de trabalho, sem entender a importância de um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Quem diria que o génio da informática também cometia erros de principiante? + Vê também: A importância de evitar horas extra no trabalho em 2023 Aconselhou os recém-formados a tirarem um tempo para si próprios, a cultivarem relações e a festejarem as vitórias, sublinhando a necessidade de encontrar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Afinal, parece que nem tudo se resume a zeros e uns! Sabe mais no Insider

Fã dos Coldplay subiu às cavalitas e levou com um copo na cabeça

https://twitter.com/tafixe/status/1659870438158221312 No passado dia de quarta-feira, no decorrer do arranque da série de concertos dos Coldplay em Coimbra, uma apaixonada pelo grupo inglês decidiu elevar a sua perspectiva de uma maneira peculiar... mas, rapidamente, reconsiderou a sua decisão. Um espectador que estava a ver o concerto a partir de um ponto de vista menos favorável, decidiu fazer sentir a sua insatisfação. Com um pouco de irreverência, esta pessoa resolveu disparar um "aviso amigável". + Vê também: Coldplay: “Coimbra tem mais encanto” – Chris Martin a cantar em português

Trailer: DiCaprio e Scorsese juntos para "Killers of The Flower Moon"

O tão aguardado trailer do novo drama criminal de Martin Scorsese, 'Killers of the Flower Moon', acabou de chegar, antevendo uma trama repleta de avareza e morte. Esta longa-metragem, ambientada nos anos 20, é uma adaptação do best-seller de não-ficção de David Grann e tem no elenco Leonardo DiCaprio e Lily Gladstone. Ambos interpretam um casal imerso numa investigação de homicídio que envolve a morte de membros da tribo Osage, em Oklahoma. Este é o sétimo projeto que une DiCaprio a Scorsese. Numa entrevista recente à Deadline, Scorsese teceu elogios a DiCaprio, dizendo: A grande virtude do Leo, e é por isso que trabalhamos juntos com tanta frequência, é que ele se entrega totalmente. Ele mergulha em situações estranhas e complexas e, através dessa complexidade, de alguma forma, encontramos uma clareza. Normalmente, ela surge na expressão, no rosto, nos olhos dele. Sempre lhe disse isso. Ele é um autêntico ator de cinema. O filme, com a duração de 156 minutos, conta ainda com a participação de Robert De Niro, Jesse Plemons, John Lithgow e Brendan Fraser, recente vencedor do Oscar de melhor ator. Ao partilhar o trailer no Twitter, DiCaprio escreveu: Este é um projeto do qual me orgulho e mal posso esperar para partilhá-lo convosco. 'Killers of the Flower Moon' chegará às salas de cinema no dia 20 de Outubro. + Vê também: Trailer: Gran Turismo 2023

Um Homem em Baixa Médica há 15 Anos Processa a Empresa por Não Aumentar o Seu Salário

No Reino Unido, um profissional de TI que se encontra em baixa médica desde 2008 levou a IBM a tribunal alegando discriminação, dado que a empresa não lhe concedeu nenhum aumento salarial durante o tempo em que esteve ausente do trabalho. Segundo o jornal The Telegraph, Ian Clifford é funcionário da IBM, mas entrou de baixa médica em setembro de 2008 por razões relacionadas com a sua saúde mental. Em 2013, ainda em baixa médica, foi diagnosticado com leucemia em estágio quatro. Levantou então uma queixa argumentando que não tinha recebido nenhum aumento salarial ou pagamento de férias durante aqueles cinco anos. A IBM propôs-lhe um 'acordo de compromisso' que lhe permitiria receber 75% do seu salário, mesmo que estivesse incapaz de trabalhar. O plano implicava que ele não seria despedido, mas continuaria como empregado, sem 'obrigação de trabalhar'. Ao abrigo do plano, receberia £54,028, ou $67,732, por ano até atingir os 65 anos. Em fevereiro de 2022, Clifford processou a IBM com alegações de discriminação por deficiência semelhantes às da sua queixa de 2013, e pedia um aumento salarial de 2,5%. Afirmou que estava a ser discriminado porque não tinha tido nenhum aumento salarial desde que aderiu ao plano em 2013. O objetivo do plano era oferecer segurança aos funcionários incapazes de trabalhar. Isto não era alcançado se os pagamentos estivessem permanentemente congelados. De acordo com a decisão, Paul Housego, o juiz do trabalho, rejeitou o caso de Clifford e disse: A queixa é de facto que a vantagem de ser um funcionário inativo no plano não é generosa o suficiente porque os pagamentos estão fixos desde 6 de abril de 2013, agora há 10 anos, e podem permanecer assim. Housego acrescentou que Clifford tinha sido tratado de forma mais favorável do que 'os não portadores de deficiência', porque estava a ser remunerado sem ter que trabalhar. Clifford disse ao The