Notícias

Notícias de Portugal e do mundo

13788 posts

Idosa morreu aos 90 anos após recusar ventilador e dizer aos médicos: “guarde para os mais jovens”

Suzanne Hoylaerts, uma belga de 90 anos, morreu, depois de ceder um ventilador para salvar a vida dos mais jovens. Disse aos médicos que tinha tido "uma boa vida" e agradeceu-lhes terem "feito tudo o que podiam". A nonagenária faleceu a 21 de março, no hospital, após ter recusado ser posta em respiração assistida com recurso a um ventilador. A viver em Lubbeek, a cerca de 50 km de Bruxelas, Suzanne Hoylaerts estava internada após o agravamento dos primeiros sintomas de infeção de Covid-19, que tinham surgido duas semanas antes. Ao jornal belga "Het Laatste Nieuws", a filha contou que a idosa já tinha estado internada o ano passado com uma pneumonia e que não a deixaram acompanhar a mãe desta vez nas Urgências. "Não deves chorar", foram as últimas palavras de Suzanne Hoylaerts para a filha que esteve em contacto telefónico permanente com os médicos do hospital. Foram eles que lhe contaram o gesto altruísta da progenitora. Suzanne Hoylaerts disse aos médicos que não precisava de um ventilador porque tinha tido "uma boa vida". "Guardem-no para os mais jovens", pediu a mulher. "Esta é a nossa mãe, sempre pronta a ajudar os outros", reagiu a filha à história que se tornou um exemplo de heroicidade em todo o mundo. #COVID19 Rest in Peace....Ms Suzanne Hoylaerts....you win the day..... pic.twitter.com/W1qGlip6K8 — Dr. Talat Shabbir (@TalatShabbir3) March 31, 2020

Portugueses desenvolveram um ventilador 25 vezes mais barato do que o normal

Custa mil euros, é feito com materiais de distribuição de gás e pode ser usado em pacientes com Covid-19. Como avança o jornal “Observador”, uma equipa de engenheiros e médicos portugueses criaram um ventilador mais simples e que também pode ser usado em doentes com o novo coronavírus. Além de ser eficaz, é 25 vezes mais barato do que os normais: custa 1000€ — os tradicionais chegam aos 25 mil euros. É também mais rápido de fabricar, sendo feito com materiais de distribuição de gás. Criado por físicos que já trabalharam em projetos do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) e engenheiros de uma equipa italiana de Fórmula 1, contou com o apoio do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. A iniciativa “é um claro resultado da capacidade acumulada em Portugal em sistemas de engenharia de elevada complexidade: o movimento de mobilização nacional em torno deste tema é impressionante e tem sido realizado em estreita colaboração com instituições médicas e a indústria”, disse à mesma publicação o ministro. A ideia foi de Paulo Fonte, físico instrumentalista, professor no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e investigador no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP). Queria conceber um conceito que permitisse criar mil ventiladores em quatro semanas, contou ao “Observador”. Fonte: NIT

Mergulhadores portugueses reúnem milhares de garrafas para ajudar doentes com Covid-19

Segundo a TSF, a Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS) conseguiu reunir junto de mergulhadores e empresas do setor pelo menos cinco mil garrafas de alta pressão, usadas na prática de mergulho recreativo e técnico, que podem ser utilizadas para armazenar misturas de ar enriquecido ou mesmo 100% oxigénio, ajudando doentes com Covid-19. O vice-presidente da federação, Manuel Pavese, explica que tem bastado ligar às empresas e sócios e facilmente todos dizem que emprestam o que for preciso. A ideia, já apresentada ao Ministério da Saúde, é usar as garrafas que são muito mais móveis que os sistemas tradicionais que fazem chegar o oxigénio aos doentes. Por exemplo, em situações de ventilação respiratória de pré-emergência, não invasiva, numa resposta que pode ser viável sobretudo nos hospitais de campanha que estão a ser instalados em várias regiões do país.

Estudo aponta que gatos podem ser infetados pelo novo coronavírus

Os gatos domésticos podem ser infetados pelo novo coronavírus. Os resultados são de uma experiência feita no Instituto de Investigação Veterinária de Harbin, na China, e avançada pela Nature, na qual cinco gatos foram infetados em laboratório com doses virais de SARS-CoV-2. Os resultados, no entanto, não esclarecem se os gatos podem transmitir o agente patogénico aos humanos ou se estes os podem contagiar. E os cientistas garantem que os donos de gatos não devem ainda ficar alarmados. "Os cães e os gatos estão em estreito contacto com humanos, e por isso é importante perceber a sua suscetibilidade ao SARS-CoV-2", escrevem os autores do estudo. A equipa, liderada pelo virologista Bu Zhigao, introduziu amostras do vírus no nariz de cinco gatos domésticos. Dois foram eutanasiados seis dias depois, tendo os investigadores encontrado partículas infecciosas do vírus nos sistemas respiratórios. Os outros três gatos infetados foram colocados em jaulas perto de felinos não infetados, tendo um contraído o vírus através de gotículas portadoras do agente patogénio. Os outros gatos não ficaram infetados pois tinham produzido anticorpos. Apesar das infeções, nenhum dos gatos apresentou sintomas da doença. "Isto sugere que o vírus pode não ser altamente transmissível nos gatos", explicou Linda Saif, virologista da Universidade de Ohio. Não existem também evidências científicas de que os gatos consigam transmitir uma quantidade viral significativa o suficiente para infetar os humanos, sendo necessários mais estudos para chegar a conclusões mais sólidas, defende Saif. A investigação concluiu ainda que os cães não são suscetíveis ao vírus e que outros animais que podem conviver com os humanos, como as galinhas, os porcos e os patos, não são infetados. Fonte: Sábado

Finalmente. Shenzhen é a primeira cidade chinesa a proibir que se comam cães e gatos

Após as autoridades chineses terem proibido a venda e o consumo de animais selvagens como forma de melhorar a segurança alimentar, Shenzhen decidiu alargar a medida aos cães e gatos. No final de fevereiro, já as autoridades chinesas tinham anunciado a proibição de vender e consumir animais selvagens. Shenzhen, no entanto, decidiu ir mais longe e alargar a restrição a cães e gatos, tornando-se na primeira cidade chinesa a adotar esta medida, avançou a Reuters esta quinta-feira. Segundo as autoridades do sul da China, a nova lei entrará em vigor a partir do dia 1 de maio. “Cães e gatos como animais de estimação estabeleceram uma relação muito mais próxima com os seres humanos do que todos os outros animais, e proibir o consumo de cães e gatos e outros animais de estimação é uma prática comum em países desenvolvidos, como acontece em Hong Kong e Taiwan”, justificaram os responsáveis de Shenzhen. “Shenzhen é a primeira cidade do mundo a levar a sério as lições aprendidas com esta pandemia e a fazer as alterações necessárias para evitar outra pandemia”, disse Teresa M. Telecky, vice-presidente da Humane Society International (HSI). “Os passos ousados de Shenzhen para parar esse comércio e o consumo de animais selvagens são um modelo que os governos de todo o mundo deviam imitar.” Fonte: Observador

Tédio no isolamento? Experimenta este puzzle de 2000 peças completamente branco

Uma empresa japonesa de jogos de tabuleiro criou um puzzle inovador que é um verdadeiro teste à paciência de qualquer um. A marca Beverly descreve-o como “o puzzle de duas mil peças mais pequeno do mundo” e não tem qualquer tipo de imagem — a superfície é simplesmente branca. O nome sugestivo mostra bem o desafio que representa para todos aqueles que o tentarem montar: a empresa batizou-o de “Pure Hell”, ou “puro inferno” em português. Por não ter imagens, o objetivo é tentar juntar as peças que encaixem umas nas outras, em vez de procurar aquelas que completem o desenho. Que, neste caso, não é nenhum. O “Pure Hell” custa 44,84€ e pode ser encomendado para Portugal através da Amazon espanhola, que acresce 4,45€ em custos de envio. O total será assim de 49,29€. Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por 株式会社 ビバリー 【公式】 (@beverly_puzzle) a 31 de Mar, 2020 às 10:14 PDT

A incrível fotografia dos bombeiros portugueses a pedirem para ficarmos em casa

Entre as ambulâncias do INEM, profissionais a formar uma palavra no chão, botijas e mangueiras, a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Almeirim, em Almeirim, distrito de Santarém, escreve uma importante mensagem: “Fica em casa.” A imagem, que foi publicada este sábado, 4 abril, na página de Facebook “Bombeiros Portugueses”, vem acompanhada de uma descrição: “Bom fim de semana… Já que nós não podemos só vos pedimos.” Na sexta-feira, dia 3, à saída de uma reunião no Ministério da Administração Interna, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses avançou com números sobre o impacto da pandemia entre estes profissionais. Neste momento, ”cerca de 60 bombeiros estão infetados, estão a fazer o seu refúgio. Pode haver cerca de 400 em quarentena, são os números que tenho”, disse Jaime Marta Soares.

Aprende a fazer uma máscara em 45 segundos

O cirurgião geral dos EUA, Dr.Jerome Adams, demonstra como fazer a nossa própria máscara de tecido. Podemos usar uma camisola, toalha ou pano e só precisamos também de elásticos. Estas máscaras são indicadas para usar em locais públicos, onde seja difícil manter pelo menos um metro e meio de distanciamento social. O uso é importante para pessoas que não sabem que são portadoras do covid-19, mas podem espalhar o vírus e ajudar esta pandemia a crescer cada vez mais.

Habitantes de Merufe (em Monção) acordaram com gel desinfetante e luvas à porta de casa

Numa medida de prevenção da propagação da Covid-19, a Junta de Freguesia de Merufe, no concelho de Monção, procedeu à entrega a todos os 1024 habitantes de material de proteção (luvas, gel desinfetante, saco reutilizável para as compras e um panfleto com informações/conselhos). A autarquia deixou um saco com o material à porta de todas as habitações. A ação aconteceu depois de se ter registado o primeiro caso positivo naquela freguesia.

Idoso de 104 anos que lutou na II Guerra Mundial venceu a infeção por Covid-19

Bill Lapschies, um norte-americano de 104 anos, é uma das pessoas mais velhas a recuperar da infeção por Covid-19 (em Itália uma mulher de 104 anos também recuperou). Bill nasceu e cresceu durante a pandemia mais perigosa do último século, lutou na II Guerra Mundial e ainda superou mais esta pandemia. O idoso começou a apresentar os primeiros sintomas há cerca de um mês. Uma semana depois veio a febre e a confirmação de que se tratava do novo coronavírus. Questionado sobre como superou a doença, o idoso respondeu: “Não sei. Foi-se simplesmente. Sentem-se aqui fora como eu e vão ver que se conseguem livrar de qualquer coisa“. O seu 104º aniversário foi comemorado à distância com os familiares mais próximos. Bill ficou no interior do lar para veteranos de guerra em Lebanon, no estado do Oregon, com a família no exterior com balões, cartazes e um bolo.

Australianos descobrem que medicamento de farmacêutica portuguesa pode matar o coronavírus em 48 horas

Investigadores australianos garantem ter descoberto que o medicamento ivermectina, produzido por uma farmacêutica portuguesa e disponível em todo o mundo, consegue eliminar o novo coronavírus em dois dias. De acordo com um estudo liderado pelo Instituto de Descoberta Biomédica da Universidade de Monash, em Melbourne, Austrália, e publicado pela plataforma "ScienceDirect", o medicamento antiparasitário (utilizado, por exemplo, para tratar a cegueira dos rios) é capaz de erradicar de forma definitiva o vírus responsável pela pandemia de Covid-19, em culturas de células. Uma dose de ivermectina "pode deter o crescimento do SARS-CoV-2 numa cultura celular, erradicando de maneira efetiva todo o material genético do vírus num prazo de 48 horas", e "em 24 horas, já se nota uma redução significativa", revelaram os investigadores, adiantando que o medicamento, aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, também mostrou ser eficaz, "in vitro", contra HIV, o influenza, a dengue e o zika. No entanto, advertem os especialistas, os testes ainda não foram realizados em pessoas: "Precisamos de determinar agora se a dose que pode ser usada em humanos será eficaz. É esse o próximo passo". Não existindo ainda um tratamento específico aprovado para o novo coronavírus, a investigadora Kylie Wagstaff, principal responsável do estudo, considera que se deve recorrer a um composto que já está à disposição "em todo o mundo" e que pode "ajudar as pessoas mais cedo". Até porque, "realisticamente, demorará algum tempo até que esteja amplamente disponível uma vacina". O uso deste medicamento para combater a Covid-19 depende, segundo a cientista, dos resultados de mais provas pré-clínicas e, em último caso, de ensaios clínicos, possíveis pelo financiamento, "que se torna urgente" para continuar a investigação. Grande parte da produção do Ivermectin é assegurada p

Militares da GNR cantam parabéns a mulher com deficiência

Na varanda, em isolamento com a família, foi com palmas e sorrisos que a Celestinha ouviu os parabéns da GNR de Castelo de Paiva. A mulher, portadora de deficiência mental e cega, completou 47 anos de forma diferente, com direito a um "miminho especial". A ideia partiu de Joana Fernandes. "Estou a viver na Trofa, mas há três semanas que estou de quarentena em casa dos meus pais que são tutores da Celeste. Na Trofa faz-se um contacto com a Polícia Municipal e eles vão cantar os parabéns às crianças e aos idosos", explica. Decidiu então arriscar e contactou um militar da GNR de Castelo de Paiva. Manuel Mendes acedeu e, na passada sexta-feira, ele e o colega pararam a viatura de serviço em Vila Verde, São Martinho, para fazer a surpresa. "Viemos à varanda e os vizinhos também ajudaram a cantar os parabéns. Ela tem deficiência mental de nascença e não vê, está cega há cerca de quatro anos, mas ouviu, adorou e bateu palmas. O pai dela que já faleceu era da PSP e para ela ouvir as sirenes foi lembrar a infância. Ainda hoje fala disso", conta Joana Fernandes. Quando recebeu o pedido, o militar da GNR não hesitou: "Não temos possibilidade de fazer este miminho a toda a gente, mas quis tornar aquele dia mais feliz à senhora Celestinha". Além de colocar a música dos parabéns, Manuel Mendes fez questão de deixar "uma mensagem de força e algumas palavras de coragem" e pedir a todos que fiquem em casa. "Não podia ter ficado mais feliz. Para mim e para o colega ver aquela senhora aos gritos e a rir-se foi uma bomba de adrenalina para o nosso coração. Foi o melhor agradecimento que podíamos ter recebido", assume.

Está confirmado! “La Casa de Papel” vai ter 5ª e 6ª temporadas

Foi na passada sexta-feira, 3 de abril, que chegou o momento pelo qual milhões de fãs esperavam: aquele em que a Netflix disponibilizou a quarta temporada de “La Casa de Papel”. Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Álvaro Morte (@alvaromorte) a 2 de Abr, 2020 às 4:51 PDT O sucesso dos oito episódios, foi, como sempre, imediato: em apenas um dia, a série liderada por El Professor chegou ao primeiro lugar do top 10 dos conteúdos mais vistos na conhecida plataforma de streaming. Não é por isso de estranhar que venha agora a confirmação do que já se esperava: segundo a “Marca“, vem mesmo aí a quinta e sexta temporada da produção espanhola, tendo já sido assinado um acordo entre os criadores da série e a Netflix. Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Álvaro Morte (@alvaromorte) a 5 de Abr, 2020 às 2:58 PDT Não há é datas previstas para já e é possível que tenha que esperar para entender algumas das incógnitas que a quarta temporada deixou: é que devido pandemia do novo coronavírus, as filmagens — que deveriam já ter começado — estão totalmente paradas.

Luciano tem 100 anos e venceu a covid-19. “É um caso de superação”

Luciano Silva, 100 anos feitos a 31 de Março, já recebeu alta do hospital MANUEL ROBERTO Um idoso, infetado com coronavírus, comemorou o seu 100º aniversário internado no Hospital de São João no Porto e recebeu a melhor prenda de sempre. Segundo o jornal Público, Luciano Marques da Silva recebeu alta na sexta-feira, após dez dias de internamento. A nota oficial dava conta de que a alta estaria para breve devido à melhoria do estado clínico do paciente. Numa nota oficial divulgada no site do Centro Hospitalar Universitário São João, o senhor Luciano deu entrada naquela unidade hospitalar no passado dia 24 de março. Tinha ainda 99 anos. O idoso teve de ficar internado no Serviço de Doenças Infeciosas, "por um quadro de insuficiência respiratória associada à Covid-19". O 100º aniversário acabou por ser comemorado no hospital no passado dia 31 de março.

Pediu um corte de cabelo à Ronaldo e foi tramado pelo pai

Neste momento em que os barbeiros e cabeleireiros estão fechados, muita gente está a cortar o cabelo em casa. Este pai cortou-o ao seu filho... mas pregou-lhe uma partida. Este pequeno fã de Cristiano Ronaldo só queria um corte de cabelo como o seu ídolo. Pediu ao pai para que pudesse fazer o mais parecido possível só que o pai... tramou-o. A verdade é que o filho ficou com um corte à Ronaldo, mas não foi bem aquilo que tinha pedido. Entre muitos risos, o pai frisa no fim do vídeo: "Ronaldo só há um", numa clara alusão ao avançado brasileiro, também conhecido como Ronaldo, o fenómeno. Wait for it... ? When you ask your dad for the Ronaldo haircut ? ? IG/sidyoung_ pic.twitter.com/MCVicVyew0 — 433 (@433) April 4, 2020

Lua de mel nas Maldivas que não acaba devido à pandemia de coronavírus

Um casal recém casado da África do Sul está preso na lua-de-mel num "paraíso" das Maldivas Presos no paraíso. Parece nome de filme mas é a lua de mel de Raul e Olivia de Freitas, de 28 e 27 anos, um casal sul-africano que se viu obrigado a permanecer nas Maldivas devido à pandemia de coronavírus. Ele trabalha num talho, ela é professora. Há muito que sonhavam com a lua de mel num resort de luxo nas Maldivas, no entanto, estavam longe de imaginar de que seriam os únicos e últimos clientes do resort de cinco estrelas no país no Oceano Índico conhecido pelas praias e paisagens que parecem um verdadeiro paraíso. Os voos cancelados devido à pandemia de coronavírus impediu que o casal saísse de Vaavu, nas Maldivas. A lua de mel começou no dia 22 de março e deveria ter acabado dia 28, no entanto, lá permanecem com um desconto da unidade hoteleira. A embaixada sul-africana já confirmou que os irá repatriar, no entanto ainda terão de esperar. As mais recentes notícias dão conta de que todos os sul-africanos nas Maldivas que desejam repatriar-se serão transferidos para outro resort de 5 estrelas e os custos serão financiados pelo governo.

Parque Nacional de Huangshan na China recebeu 20 mil pessoas num dia

No passado sábado, o Parque Nacional de Huangshan, na província de Anhui, na China, recebeu 20 mil turistas. Como é possível ver nas imagens, divulgadas pela CNN, milhares de turistas encheram o espaço sem respeitar a distância de segurança. Apesar de os especialistas alertarem para a possibilidade de haver mais uma vaga, o país está a voltar aos hábitos antigos. As autoridades tomaram a decisão de diminuir as exigências de contenção e retomar algumas atividades, mas muitos médicos e virologistas avisam que isso pode ser extremamente precoce.

Concessionárias querem que o Estado pague o prejuízo das portagens

O momento é difícil para todos, mas ver que os "donos" das portagens já quererem que o Estado se chegue à frente para pagar os prejuízos é ridículo! As empresas concessionárias das autoestradas querem ajuda do Estado, para fazer face à queda das receitas das portagens. No mês passado, a circulação caiu 75% e, por isso, estas empresas pedem ao Estado que assuma o prejuízo causado pela quebra do tráfego nestas vias. A notícia é avançada pela TSF indica que as empresas alegam que, por causa das medidas que impedem a circulação, as concessionárias podem entrar em risco de falência. Avisam ainda que por falta de pessoal, podem não conseguir cumprir os contratos, por exemplo, na manutenção das autoestradas. O jornal relembra que as concessionárias tiveram no ano passado mil e cem milhões de euros de receitas. Mais informações em TSF

Mulher de 104 anos derrota o COVID-19, depois de já ter sobrevivido à gripe espanhola em 1918

A italiana Ada Zanusso, de 104 anos, que já tinha sobrevivido à pandemia da gripe espanhola em 1918, tornou-se uma das pessoa mais velhas a recuperar da Covid-19, infeção causada pelo novo coronavírus. Ada sentiu os primeiros sintomas a 17 de março, quando estava num lar de idosos em Biella, no norte de Itália, oito dias após o governo italiano impor o recolhimento. Ela teve febre, vómitos e dificuldade para respirar e foi imediatamente internada, dando posteriormente positivo ao Covid-19. Giampiero, filho de Ada, disse ao The Sun: “Suspeitei que fosse coronavírus, devido ao número de casos no lar. Infelizmente eles tiveram por lá algumas mortes”. A médica de Ada, Carla Furno Marchese, acrescentou: “Ela está de pé e consegue caminhar até à cadeira. Não perdeu a lucidez e inteligência. A sua recuperação foi uma grande alegria para nós e um sinal de esperança para todos os que sofrem nestes dias tão difíceis”, revelou. Nascida em 1916, Ada sobreviveu às duas guerras mundiais e também à pandemia de gripe espanhola, que matou entre 40 a 50 milhões de pessoas em todo o mundo a partir de 1918.

A Super Lua Cheia 'cor de rosa' pode ser vista hoje em Portugal

Prepara-te para ver uma Super Lua Cheia 'cor de rosa' esta noite a iluminar o céu. Os meteorologistas esperam que o fenómeno da Super Lua, que ocorre todos os anos, seja ainda mais brilhante esta noite e que a lua pareça muito maior. Isto deve-se à sua proximidade da Terra, ao céu limpo e também à redução de poluição no ar, causada pelo isolamento devido à pandemia de coronavírus, de acordo com o Daily Mail. O instante da fase de Lua Cheia vai ocorrer no dia 8 de abril às 03h35 horas e o instante da presença da Lua no perigeu ocorre no dia anterior a 7 de abril às 18h08 horas, onde a Lua estará a uma distância de aproximadamente de 356 906,557 km da Terra, informa o Observatório Astronómico de Lisboa. A melhor altura para observar esta 'Super Lua Cheia', será no momento do nascimento da lua, em que ela aparece no horizonte, ou seja, no dia 7 de abril em Lisboa pelas 19h32, Porto pelas 19h30, Coimbra pelas 19h29, Funchal pelas 20h03 e Ponta Delgada pelas 19h41, refere o OAL. No entanto a lua não vai estar de facto cor de rosa, dado que o termo teve origem entre nativos americanos, que se referiam à altura do ano em que uma flor dessa tonalidade desabrocha, nos EUA, e coincide com o fenómeno. A lua terá uma tonalidade laranja, vai parecer 14% maior e 30% mais brilhante. Em tempos de pandemia, esta é uma boa razão para ir à janela olhar para o céu.

Enfermeira indignada: "6,42 euros/hora é o que querem pagar a quem vai salvar a vossa vida"

O Governo está a oferecer contratos de quatros meses a enfermeiros, mas o valor pago está a causar revolta entre os profissionais É o caso de Carmen Garcia, enfermeira no Hospital do Espírito Santo, em Évora, que critica a iniciativa do Governo em oferecer contratos de quatro meses a enfermeiros para o Serviço Nacional de Saúde pelo valor oferecido: «Seis euros e quarenta e dois cêntimos por turnos de doze horas enfiados em hospitais de campanha, metidos em fatos assustadoramente desconfortáveis, com máscaras e óculos que ferem o rosto. Seis euros e quarenta e dois cêntimos para não dormir em casa e não ver os pais nem os filhos durante semanas que se podem transformar em meses», escreveu na rede social Facebook. «No meio dos aplausos da pandemia, no momento em que somos chamados de heróis, quando nos dizem que somos os soldados da linha da frente e a ultima fronteira entre a vida e a morte, o governo tenta recrutar enfermeiros com a vergonhosa proposta de pagamento de 6.42 euros/hora. Vou repetir porque vocês podem não ter percebido bem: são seis euros e quarenta e dois cêntimos por cada hora de trabalho no meio do inferno de onde todos querem fugir». Diz a ministra que o valor base de um enfermeiro em início de carreira é 7.42€. E diz isto sem corar de vergonha, reparem. Como se não fosse absolutamente vergonhoso ter quem nos cuida a receber por hora o mesmo que uma empregada doméstica. E mesmo assim ainda conseguiram retirar um euro a este valor, na proposta mais vergonhosa que me lembro de ler. Seis euros e quarenta e dois cêntimos por hora é o que querem pagar a quem vai salvar a vossa vida. É quanto o governo decidiu que vale a primeira linha, a última fronteira. Não sei se estão a pensar pagar o resto em palmas ou com palavras bonitas. Por mim, podem ir à merda. Podem ir todos à merda.

Feira em Famalicão leva centenas à rua e muito trânsito

Apesar da feira semanal de Famalicão, por estes dias, estar reduzida ao comércio de produtos alimentares, a afluência de fregueses não deixa de causar efeitos no fluxo de trânsito ao seu redor, quando estamos em Estado de Emergência. A situação foi divulgada hoje pela FamaTV (webtv de Famalicão).

Finalmente. Rui Pinto sai da prisão e passa a colaborar com a PJ

Hacker aceitou colaborar com a Justiça, saindo da prisão preventiva, onde se encontra há precisamente um ano. O hacker Rui Pinto vai entrar num programa de protecção de testemunhas. A SÁBADO apurou que essa será necessariamente a consequência da decisão que hoje o libertou da prisão preventiva e enviou para um apartamento da Polícia Judiciária, onde ficará sob a tutela desta polícia de investigação criminal. Rui Pinto, que abanou o mundo do futebol quando criou o FootballLeaks e é fonte do chamado Luanda Leaks, estava em prisão preventiva desde Março de 2019. Agora, sai da zona prisional integrada na sede da Polícia Judiciária e passará em breve para uma das casas de recuo da PJ, que aposta muito seriamente na protecção do jovem pirata informático, preparando a sua entrada no programa de protecção e testemunhas. Obrigado a entregar passwords Uma das condições colocadas pelo Ministério Público para concordar com a estratégia de obter a colaboração de Rui Pinto foi a revelação das passwords dos dez discos rígidos que permanecem por abrir integralmente.

Advogada Suzana Garcia protagoniza momento bizarro no "Você na TV"

Durante o programa Você na TV, a advogada Suzana Garcia estava a comentar o caso do homem que lançou dois cocktails molotov contra a Assembleia da República, quando protagonizou um momento bizarro. Recomendação da semana pic.twitter.com/SxDCeHMswc — João Ortiz (@_JoaoOrtiz_) April 7, 2020 “Vou fazer uma recomendação, se é contra os nossos deputados, não deve fazer, mas se quiser fazer, use a cabecinha…“, começou por dizer a advogada… de forma irónica.