Notícias

Notícias de Portugal e do mundo

13788 posts

Funcionário da câmara que tinha sido ofendido foi agora recompensado

Há uns dias atrás partilhamos um vídeo onde um funcionário foi insultado e humilhado enquanto desinfetava as ruas. Hoje soubemos que o trabalhador foi agora recompensado e o agressor identificado e levado à justiça. “Missão cumprida por uma excelente causa, venho por este meio agradecer a todos os que colaboraram para esta iniciativa, em ajudar o senhor Emanuel, funcionário da câmara municipal de ponta delgada, vítima de humilhação… Agradecer à magnífica equipa de funcionários do Meu Super pela ajuda da seleção dos produtos alimentares, bem como ao Senhor Emanuel por fazer questão de aparecer na fotografia pois ele sim tem cara de aparecer ao contrário de certas pessoas que deviam estar em casa em vez de humilhar os demais. Enorme abraço da parte do Senhor Emanuel e família a todos vocês“, escreveu Litos Fonseca no Facebook.

'Tiger King': Jornalista pergunta a Trump se ele perdoaria Joe Exotic

Se ainda não viste, tens de ver o documentário da Netflix 'Tiger King'. Nos 8 episódios da série documental, ficarás a conhecer a história de Joe Exotic e todas as suas loucuras para matar a sua rival Carole Baskin. Tens de ver! A série tornou-se extremamente popular nos últimos dias e isso comprova-se porque já chegou à Casa Branca. O presidente dos Estados Unidos, Donal Trump, disse a um jornalista do New York Post que vai "dar uma olhada" no pedido de perdão para Joe "Exotic", a personagem principal da série. Não dá para explicar muita coisa para não dar spoiler, mas aconselho-te vivamente a veres a série. É top! Fica o trailer!

Criticas e pedidos de cancelamento do TV Fest, a iniciativa do Governo para apoiar a música portuguesa com 1 milhão de euros

O ministério da Cultura anunciou, esta quarta-feira, que vai criar um canal de televisão para dar um palco aos músicos nacionais. O TV Fest terá uma dotação de um milhão de euros. “A realização do TV Fest, no presente estado de emergência, constitui uma ameaça ao ecossistema cultural português que elimina curadores, diretores artísticos, músicos, técnicos e os demais, operando através de um jogo em corrente exclusivo, e de círculo fechado, aos seus participantes artísticos, que desclassifica a participação, representatividade e diversidade de um sector, constituindo uma medida antidemocrática e não inclusiva” Assiste à intervenção do PCP sobre o festival na AR Caberá a cada um destes quatro músicos escolhidos para o primeiro dia do festival a selecção dos seguintes (sempre quatro em cada programa), numa “cadeia que tem por objectivo, por um lado, espelhar a diversidade do panorama musical português – haverá fado e pop, mas também cante alentejano O Ministério da Cultura está a alocar um orçamento de 1 milhão de euros. “TV Fest – de casa dos artistas para a sua televisão”. É este o mote do festival integralmente dedicado à música portuguesa que o Ministério da Cultura (MC) e a RTP vão fazer chegar já a partir desta quinta-feira, às 22h, a casa dos portugueses. O TV Fest será transmitido em simultâneo pela Internet (através da plataforma digital RTP Play) como pela televisão (no canal 444), em parceria com todas as operadoras nacionais: Nos, Vodafone, Meo e Nowo. Vários músicos pedem cancelamento do festival de música do Ministério da Cultura. Petição online soma mais de seis mil assinaturas Esta quarta-feira foi criada uma petição online onde é pedido o cancelamento do TV Fest - ao início da madrugada desta quinta-feira, a petição somava mais de seis mil assinaturas.

Casal de Lisboa “fura” quarentena para passar a Páscoa no Algarve

A RTP registou ontem o momento em que um casal, residente em Lisboa, furou a quarentena para ir passar a Páscoa ao Algarve. O casal vive em Lisboa, mas apenas o condutor tem morada fiscal em Albufeira. Após uma pequena simulação de verificação dos documentos, que foi apenas para a reportagem, pois a polícia já tinha verificado os documentos antes do direto, a repórter perguntou alguns pormenores ao casal… até que a jovem começou a falar de mais. Sabendo que não poderá sair do concelho de Albufeira entre 9 e 13 de abril, o condutor referiu que tinha conhecimento das medidas: “é mesmo por isso que vamos hoje“. E pronto… é assim que se vai de férias para o Algarve na Páscoa.

Netflix confirma novo episódio de “Tiger King” e sai já este domingo

Um novo episódio de “Tiger King” chega à Netflix este domingo É uma das séries mais faladas nos últimos tempos e para alegria dos fãs, terá um novo episódio disponível já a partir deste domingo, 12 de abril. A Netflix confirmou o lançamento da oitava parte o documentário “Tiger King”. Chama-se “Tiger King and I”, será um especial apresentado por Joel McHale e com novas entrevistas aos suspeitos do costume: John Reinke, Joshua Dial, John Finlay, Saff, Erik Cowie, Rick Kirkman e Jeff e Lauren Lowe. The Tiger King and I — a Tiger King after show hosted by Joel McHale and featuring brand new interviews with John Reinke, Joshua Dial, John Finlay, Saff, Erik Cowie, Rick Kirkman, and Jeff and Lauren Lowe — will premiere April 12 pic.twitter.com/8fbbNdaiDA — Netflix (@netflix) April 9, 2020 A série tem sido considerada, por pessoas em todo o mundo, como tão surreal que é a ideal para desligar a cabeça da situação da pandemia. Até o próprio Donald Trump já disse que ia "dar uma olhadada" ao caso do Joe Exotic.

Português cria clip incrível para “The Sound of Silence” dos Disturbed

O tema original “The Sound of Silence” é dos Simon & Garfunkel, mas nos últimos tempos ganhou nova expressão com a versão dos Disturbed. Entretanto, pelas mãos de um português, esta versão dos Disturbed ganhou também ela agora um novo videoclip inspirado na pandemia de Covid-19 e no recolhimento domiciliário imposto para combater o vírus. O criador usou filmagens de Nova York, Chicago, São Francisco, Budapeste e Paris, nesta altura de total ausência de multidões. Tiago Teixeira, o autor do videoclip, ficou surpreso com a repercussão do seu trabalho, que conta já com dois milhões de visualizações, em comparação com os seus anteriores vídeos, que somavam menos de mil visualizações em cada um.

China finalmente decide que cães não são comida

A China afirmou, pela primeira vez, que os cães devem ser tratados como animais de companhia e não como comida. Esta medida surge depois de as autoridades terem proibido o consumo e venda de animais selvagens, em resposta ao surto de Covid-19. O país quer proibir o consumo de carne de cão e de gato, uma vez que os animais de companhia não devem ser tratados como gado. A proibição foi anunciada esta quarta-feira (9). A medida surge após a proibição do consumo e comercialização de animais selvagens, devido ao surto de Covid-19. Esta pandemia veio assim reacender o debate sobre os animais de companhia. O objetivo é assegurar o bem-estar dos cães, bem como prevenir a transmissão de doenças de animais para humanos. O ministério apelidou os cães de “animais especiais de companhia”. “Em todo o mundo os cães não são geralmente considerados como gado, e a China também não deve geri-los como tal”, afirmou o Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais da China. O objetivo é estender a proibição a todo o país à semelhança do que aconteceu em Shenzhen. Segundo um estudo da Humane Society International (HSI), estima-se que são mortos 10 milhões de cães por ano. O estudo indica ainda que cerca de 20% da população consome este tipo de carne. A directora da HSI, Wendy Higgins afirmou, citada pelo Independent, que “este projeto de proposta poderia assinalar um momento de mudança para a protecção dos animais na China“. Disse ainda que “dezenas de milhões de cães e gatos todos os anos sofrem as agonias do comércio brutal de carne, e não há maior desejo de ver o seu fim do que entre os grupos de animais chineses e os próprios amantes dos animais“. Higgins acrescentou também que “este projeto poderá efectivamente abrir caminho para que a China tire oficialmente os cães e os gatos do menu“.

Quebra quarentena para correr na praia, foge à polícia e acaba multado em 4 mil euros

Um cidadão italiano decidiu ir correr para uma praia, na região de Pescara, quando isso não é permitido. Não satisfeito pela primeira violação, e após ser visto pelas autoridades policiais, este desportista decidiu ainda fugir do agente que o apanhou em flagrante delito. Como é que tudo termina? Com o cidadão italiano apanhado, e condenado a pagar a quatro mil euros de multa. Caso para dizer que a corrida saiu mesmo muito cara. Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Tá Fixe (@tafixe) a 12 de Abr, 2020 às 4:05 PDT

Mais de 10 km de fila: Italianos ignoram quarentena e rumam à praia

Itália é um dos países mais afetados pela covid-19 mas o bom tempo foi razão suficiente para quebrar o isolamento social e rumar às praias Apesar da situação dramática que se vive em Itália, com mais de 150 mil casos de infeção por covid-19 e 20 mil óbitos, os italianos quebraram o confinamento para rumar às praias do país. Esta sexta-feira, o bom tempo foi motivo suficiente para o povo italiano ignorar o estado de emergência - e nem as multas pesadas que são aplicadas a quem violar as regras fizeram os italianos repensar sobre esta ida a banhos. Nas redes sociais não demoraram a surgir imagens de milhares de pessoas a tentarem atravessar a Pontina da Roma, que mostram um cenário impressionante, com filas de mais de 10 km. Altra testimonianza di un lavoratore su un camion... sempre Pontina( Roma) Non ci sono più parole. pic.twitter.com/pM171jFCYr — Rosario Fiorello (@Fiorello) April 11, 2020

Boris Johnson agradece a enfermeiro português: "O Luís, de perto do Porto"

O primeiro-ministro britânico, que testou positivo a covid-19, teve alta e vai prosseguir a recuperação em casa. No Twitter oficial, Boris Johnson publicou um vídeo de agradecimento e destacou dois enfermeiros, um deles português: "O Luís, de perto do Porto". It is hard to find the words to express my debt to the NHS for saving my life. The efforts of millions of people across this country to stay home are worth it. Together we will overcome this challenge, as we have overcome so many challenges in the past. #StayHomeSaveLives pic.twitter.com/HK7Ch8BMB5 — Boris Johnson #StayHomeSaveLives (@BorisJohnson) April 12, 2020

Mãe de Neymar assume namoro com gamer de 22 anos

A mãe de Neymar, Nadine Gonçalves, publicou uma fotografia nas redes sociais em que assumiu o namoro com Tiago Ramos, modelo e gamer de 22 anos. Nadine Gonçalves, de 52 anos, tem um novo amor e já o assumiu publicamente. A mãe de Neymar, o futebolista que atualmente veste a camisola do Paris Saint-Germain, publicou uma nova fotografia para mais de um milhão de seguidores no Instagram a assumir a nova relação ao lado de Tiago Ramos, de 22 anos. Além de modelo, Tiago Ramos é também um entusiasta dos vídeos jogos. Muitas das suas publicações no Instagram, aliás, dividem-se entre o exercício físico e momentos de lazer em frente ao computador ou a máquinas de jogos. Sabe-se também que o modelo terá um contrato com uma equipa brasileira 4K Easy Games que é também uma organização promotora de eSports — grandes competições de jogos online. Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Nadine Gonçalves (@nadine.goncalves) a 11 de Abr, 2020 às 3:49 PDT

Lidl oferece prémio de cerca de 40% do salário bruto a colaboradores

Depois do Mercadona anunciar que dará prémio equivalente a 20% do salário bruto aos colaboradores pelo “esforço”, eis que o Lild também decide compensar os seus funcionários O Lidl atribui um prémio aos colaboradores em lojas e entrepostos comerciais de cerca de 40% do salário bruto, uma compensação monetária pelo esforço acrescido das equipas na sequência da corrida aos supermercados provocada pelo surto do Covid-19. O prémio irá ser pago em abril. Em Portugal a cadeia tem cerca de 6800 colaboradores distribuídos por mais de 255 lojas e quatro entrepostos. “Conscientes desta fase atípica e do esforço acrescido por parte dos nossos colaboradores, o Lidl ofereceu um “agradecimento monetário” a todos os que nos ajudaram a enfrentar os desafios colocados por este novo contexto, com exceção dos cargos de direção”, refere fonte oficial da cadeia ao Dinheiro Vivo. “Adicionalmente, para os colaboradores da operação (lojas e entrepostos), independentemente da sua carga horária, a empresa oferece ainda um valor adicional pela sua dedicação e esforço no mês de março. Este pode corresponder a um acréscimo de quase 40% do salário bruto”, refere a mesma fonte.

Em Famalicão festejam a Páscoa com lanche na rua e beijam a cruz em pleno estado de emergência

Em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, foi registado um "lanche", na rua, entre habitantes da freguesia de Vermoim, indo contra as medidas de António Costa, que proibiu ajuntamentos de mais de cinco pessoas, "salvo com laços familiares" após o prolongamento do estado de emergência. Os vizinhos desta rua, decidiram manter a tradição da igreja e criaram uma cruz.

GNR já identificou o autores do ‘beija-cruz’ em Barcelos. Pena de prisão pode ir até 8 anos

O vídeo do ‘beija-cruz’ em Martim, freguesia de Barcelos, ficou viral nas redes sociais pelo piores motivos e os organizadores já foram identificados pela GNR. É o que avança o Jornal O MINHO. Foram notificados e ainda levantado o repetitivo auto, enviado para o Ministério Publico. De acordo com o mesmo jornal, os crimes em casa vai desde o desobediência ou de propagação de doença contagiosa, que vai de dois a oito anos de prisão. O crime de desobediência vai até dois anos de pena de prisão, se bem que nesta altura acaba por ser agravado em um terço. Já o crime de propagação de doença pode ir a uma pena de prisão até cinco anos.

TV brasileira elogiou Portugal e as medidas de combate à propagação da COVID-19

Na emissão deste fim de semana do programa "Fantástico", da Rede Globo, um dos segmentos foi dedicado a Portugal. O apresentador e jornalista Tadeu Schmidt elogiou Portugal e as medidas de combate à propagação da COVID-19. "Portugal é considerado hoje um bom exemplo de controlo ao coronavírus", frisou o pivot, mostrando de seguida um vídeo dedicado a Portugal.

Centro Social dá Cruz a beijar aos utentes no dia de Páscoa

O Centro Social de Paderne, em Melgaço, decidiu improvisar, este domingo, uma visita pascal aos 15 utentes que estão em regime permanente no lar da instituição e ainda a quatro utentes de apoio ao domicílio. No vídeo, publicado pela própria instituição é possível ver a própria diretora do centro a pedir às pessoas para porem uma máscara antes de beijar a Cruz. A ideia até podia ser boa, não fosse o enorme risco de contaminação em tudo o que ela toca ou faz. A Srª admitiu que se deixou levar pela data e quis dar um "mimo" aos utentes, mas infelizmente este gesto pode trazer consequências de saúde graves para todos. Não nos podemos esquecer que são pessoas idosas e com outras doenças já associadas.

Bebé de 6 meses com problemas cardíacos infetada com Covid-19

Um bebé de apenas seis meses com problemas cardíacos está a lutar contra o coronavírus. A família da pequena Erin decidiu partilhar a imagem da criança, ligada a uma máquina de oxigénio, para alertar o mundo de que a pandemia de coronavírus é uma coisa séria. Com apenas seis meses, a menina já enfrentou uma cirurgia ao coração e sofreu com problemas na traqueia e encontrava-se a recuperar. No entanto, testou positivo para coronavírus na passada sexta-feira e o seu estado clínico agravou-se. A mãe, Emma Bates de 29 anos, tem estado a acompanhar a menina. Só um dos pais pode estar a acompanhar a filha, por isso, Wayne, o pai, está em isolamento com a sua família em Manchester, em Inglaterra. A mãe faz apelo no Facebook: "Espero que aqueles que não levaram este vírus a sério leiam isto e espero que agora acreditem".

Vizinhos de mulher que trabalha em supermercado pedem-lhe para mudar de casa

Miriam Marin, funcionária num supermercado de Cartagena, Espanha, foi surpreendida por uma nota dos vizinhos a pedir-lhe que abandonasse o prédio. Foi o filho de 10 anos quem encontrou o papel deixado por debaixo da porta. Tudo aconteceu quando Miriam Armero chegou a casa, depois de um dia de trabalho, e o filho da mulher ter-lhe-á dito que tinha encontrado um bilhete, debaixo da porta de casa, onde os vizinhos apelavam a que a mulher procurasse outro lar, para o "bem de todos". Confrontada com aquela situação e sem ter conhecimento do autor do bilhete, a mulher decidiu reagir, deixando uma mensagem através de um vídeo, também publicado nas redes sociais. "Não sou fã de fazer vídeos e publicá-los nas redes sociais, porém, ainda não consigo acreditar. Trabalho num supermercado e tenho muito orgulho porque estamos a ajudar muitas pessoas, mesmo colocando-nos a nós em risco. "Acho muito cobarde", rematou Miram, afirmando que deixou um bilhete na porta de sua casa, onde avança estar disposta a receber qualquer um dos seus vizinhos para conversar com eles.

Parece uma tenda da Decathlon, mas não é para acampar... é para trabalhar

Trabalhar em casa pode soar muito bem aos ouvidos de muitos, mas quem realmente quer focar nas suas obrigações profissionais e, por exemplo, tem filhos pequenos também em casa, não é tarefa fácil. Foi a pensar nisso que os japoneses desenvolveram a 200 Tent001. Uma espécie de micro-sala instantânea, que faz lembrar as tendas da Quechua vendidas na Decathlon. Agora podes ter o teu próprio espaço privado, dentro da tua própria sala Basta abrir o saco redondo, colocar uma cadeira e uma mesa pequenas no interior e já está. Em poucos segundos tens um lugar para trabalhar, jogar, outra função qualquer, de forma completamente isolada. Sem saíres de casa. Custa cerca de 68 Euro e podes saber mais aqui.

TVI diz que Norte de Portugal é "menos educada" e por isso tem mais casos de COVID-19

Uma de muitas reportagens que a TVI tem feito sobre o novo coronavírus está a ser alvo de uma enorme polémica. Isto porque no rodapé surgiu a seguinte informação: “COVID-19: Norte de Portugal mais castigado. População menos educada, mais pobre, envelhecida e concentrada em lares“. Perante tal situação, muitos internautas utilizaram as redes sociais para criticarem a estação de Queluz de Baixo. “Ganhem vergonha e retratem-se pela falsa informação que transmitiram”, “Sabem lá o que é ser do norte”, “Vocês são uma palhaçada de canal” ou “Respeitem o Porto” são alguns exemplos. Eduardo Madeira também se manifestou contra esta reportagem. Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Eduardo Madeira (@eduardo.madeira8) a 13 de Abr, 2020 às 1:42 PDT “Da longa lista de disparates que se vai vendo aqui e ali este entra para o top, ultrapassando as fake news da SIC (pelas quais pediu prontamente desculpa). Segundo um especialista o norte está a ser mais fustigado por ser menos educado, mais pobre, mais envelhecido e concentrado em lares. Que chorrilho de asneiras. Alguém deve, também neste caso, pedir perdão. E já! Lamentável e inconcebível”, escreveu o conhecido humorista.

Norte “menos educado”? TVI pede desculpa “por erro grosseiro”

A Direção de Informação da TVI emitiu hoje um comunicado onde pede desculpas pelo “erro grosseiro” que constava de um oráculo que integrava uma reportagem transmitida, na segunda-feira, no Jornal das 8, em que procurava explicar o porquê de a maioria dos casos de covid-19 se registarem na região Norte. “População menos educada, mais pobre, envelhecida e concentrada em lares” Comunicado da TVI na íntegra O Jornal das 8 de ontem emitiu uma peça que pretendia explicar os motivos que levam a Região Norte a constituir-se como a parte do território nacional onde a Covid-19 regista um número bastante superior de casos positivos e de óbitos devido à pandemia, face às outras regiões. Desde o primeiro momento em que o assunto foi internamente discutido, logo na reunião da manhã de preparação do jornal – onde participou o editor habitual do Jornal das segundas-feiras, Miguel Sousa Tavares, o pivot José Alberto Carvalho, eu próprio e outros editores da TVI – a preocupação era legítima e construtiva: porquê e como responder àquelas populações particularmente afetadas? Do ponto de vista jornalístico é normal que se questionem as razões que, numa só região, e segundo os dados oficiais, se registem 60% de todas as pessoas infetadas e 57% dos óbitos do país devido à doença. E do ponto de vista social consideramos que questionar é o primeiro passo para encontrar as respostas necessárias na resolução do flagelo. Os nossos procedimentos foram os de sempre: à nossa jornalista destacada para a conferência de imprensa diária da DGS foi pedido que procurasse junto das Autoridades de Saúde uma explicação; o José Alberto Carvalho perguntaria sobre isso ao epidmiologista entrevistado em direto no Jornal (o que aconteceu) e a autora da reportagem recolheu a análise de vários especialistas, dois aceitaram ser entrevistados e entraram na peça. Apesar de todas as redações que produzem jornal

RTP dá resposta à TVI depois do "Norte Menos Educado"

Ontem a TVI passou uma reportagem onde em rodapé se podia ler "COVID-19: Norte de Portugal Mais Castigado. População menos educada, mais pobre, envelhecida e concentrada em lares." A imagem tornou-se viral e a própria estação foi obrigada a fazer um pedido de desculpas. Não alheia a isto tudo, a RTP decidiu deixar uma mensagem subtil sobre a polémica.