Notícias

Notícias de Portugal e do mundo

13788 posts

Fotografia de Marcelo às compras de calções torna-se viral e presidente é elogiado

Marcelo Rebelo de Sousa foi ao supermercado de calções e máscara e a fotografia ganhou destaque na imprensa espanhola depois de se tornar viral nas redes sociais. “Ele é tão próximo, simples e educado que parece um político de outro planeta” e “quando os políticos são pessoas e não personagens” foram alguns dos comentários de utilizadores que inundaram a rede social Twitter, onde a imagem de Marcelo na fila de pagamento, com a devida distância social e a agarrar num carrinho de compras nas mãos já foi partilhada e comentada milhares de vezes. Cuando los políticos son personas y no personajes. Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal ??. Un ciudadano más. pic.twitter.com/bH17DC81Al — Rosa Tamés (@RosinaTames) May 18, 2020 Es Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal. Este fin de semana hacía la compra en un supermercado de Cascáis. Con mascarilla, distancia adecuada, sin seguridad... tuve la suerte de entrevistarle y es tan cercano, sencillo y educado que parece un político de otro planeta. pic.twitter.com/odGpSroy5t — Miguel Valle Castaño (@miguelvalletv) May 19, 2020 Presidente de Portugal be like pic.twitter.com/bVFsncu5M6 — Harold Estilos ? (@HaroldEstiloss) May 18, 2020 O acontecimento mereceu até um artigo intitulado “A foto do Presidente português no supermercado que surpreende mais o mundo que Portugal” no jornal espanhol El País, que escreve que “não há ninguém mais popular em Portugal que o seu Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, o professor”.

A partir de hoje é proibida a venda de tabaco de mentol

A partir desta quarta-feira, 20 de maio, é proibida a venda de tabaco de mentol na Europa. A 1 de janeiro de 2016, a comercialização de produtos de tabaco com aromas foi proibida, na sequência da transposição da Diretiva Europeia 2014/40/EU pela lei nº109/2015 relativa aos Produtos do Tabaco. Os fumadores recorriam ao tabaco de mentol por deixar um sabor fresco na boca e por não o sabor habitual de um cigarro. Segundo o médico Michel Jean, cardiologista num hospital de Toulouse, o tabaco de mentol pode ser mais perigoso para a saúde. Os cigarros com aroma a chocolate, baunilha e frutas desapareceram das tabacarias mas os de mentol foram vendidos até esta quarta-feira. No caso do mentol, por ter uma base alargada de consumidores, esta proibição foi adiada para 20 de maio de 2020, dando mais tempo aos consumidores para procurar alternativas ou optar por outros produtos. Continua a ser permitida a venda de tabaco aquecido com mentol e de cigarrilhas, charutos, tabaco para cachimbo e cachimbo de água que possam conter mentol.

Enfermeira trabalha em roupa interior com fato de proteção transparente na luta ao COVID-19

Uma enfermeira que está na luta contra o coronavírus num hospital da Rússia foi punida por usar apenas a roupa interior por baixo do fato de proteção transparente. A foto foi revelada por um paciente que disse que nenhum doente se queixou da forma como se vestia a profissional de saúde. O ministério regional da saúde puniu a enfermeira por "violar os requisitos" do uso de uniformes. Segundo o Daily Mail a mulher decidiu vestir apenas roupa interior por estar muito calor.

Inventaram um sistema que permite comer sem tirar a máscara

De Israel chegou uma invenção insólita que permite comer sem tirar a máscara, através de um controlo remoto que faz a máscara abrir e fechar. “A máscara abre-se mecanicamente através de um controlo remoto ativado pela mão do utilizador ou automaticamente quando um garfo se aproxima“, explicou Asaf Gitelis, vice-presidente da Avtipus Patents and Inventions, empresa responsável pela criação. Na Internet alguns internautas comparam esta nova máscara com o “Pacman”, personagem principal do famoso videojogo dos anos 80. Israeli inventors have developed a mask with a remote-control mouth that lets diners eat without taking it off https://t.co/LLCRxRWDBv pic.twitter.com/9ImXdIAayP — Reuters (@Reuters) May 19, 2020 Os inventores avisam que a utilização desta máscara pode tornar-se complicada ao comer alimentos como gelados ou alimentos com molhos.

Enfermeiro choca ao mostrar efeitos do tratamento de Covid-19 que o fez perder 22Kg

O enfermeiro Mike Schultz, de 43 anos, natural da Califórnia, nos EUA, foi infetado pelo novo coronavírus e acabou internado durante seis semanas no hospital de Boston. Mike fazia desporto todos os dias e pesava 86kg, mas durante o internamento sofreu uma transformação drástica e perdeu 22kg. Para mostrar como foi afetado, decidiu partilhar a transformação pela qual o seu corpo passou. “Queria mostrar-vos que pode acontecer a qualquer um. Não interessa se és novo ou velho, se tens outras doenças ou não. Isto pode afetar-vos”, contou Mike, admitindo que ele próprio pensou que por ser forte não seria afetado. Mike recordou ainda que estava tão fraco que até lhe custava pegar no telemóvel. O enfermeiro acredita que ficou infetado quando participou numa festa em Miami, pois 38 pessoas que estiveram nesse encontro testaram positivo à Covid-19.

Restaurantes reabriram… e rua de Manchester ficou neste estado

Com o desconfinamento gradual no Reino Unido, os cafés e restaurantes voltaram a receber clientes, porém parece que alguns velhos e maus hábitos também regressaram. Foi o que aconteceu quando reabriu um restaurante da cadeia KFC em Manchester, com alguns clientes a deixarem um rasto de caixas de comida no chão. Numa publicação, onde estão identificados a KFC e a autarquia de Bury, um utilizador do Twitter denunciou o caso com a seguinte frase: “somos uma raça nojenta”. “Trabalhei durante todo o período de quarentena. Nunca tinha visto a cidade tão limpa. Abrem algumas lojas e permitem que vos deixem o parque de estacionamento neste estado?”, questionou o autor das fotos. Unbelievable we as a race are disgusting (some of us) I’ve worked all they through this lockdown as a key worker Never seen the place so clean You open a few shops @KFC_UKI And let your customer’s Leave car park in a state like this overnight Shocking behaviour @BuryCouncil pic.twitter.com/TGoCXRwvki — WAYNE HOOD (@Hoodie1973) May 16, 2020

Dono reencontra o seu burro após confinamento. O momento é emocionante

No município de El Borge, em Málaga, Espanha, o dono de um burro não conseguiu conter a emoção quando voltou a reunir-se com o animal, depois de dois meses em que tiveram separados devido ao novo coronavírus. É emocionante ver a capacidade que os animais têm em devolver aos seus donos o amor que recebem. ? Tras dos meses de confinamiento, Ismael Fernández viaja hasta El Borge (Málaga), para volver a ver a su burra Baldomera, que lo reconoce y se emociona en cuanto oye su voz. Momento 10. pic.twitter.com/ZARkvb2Pfl — Tomás García Castro ?? (@tomasgarciacast) May 20, 2020

Gato guarda-redes torna-se sensação na Internet ao fazer defesas incríveis

O YouTuber Chris Dixon partilhou um vídeo que se tornou viral no Twitter onde mostra as habilidades do “Meownuel Neuer”, o seu gato guarda-redes. Na sala de casa, Chris colocou uma baliza pequena e com uma bola testou os reflexos do seu felino. O resultado são defesas incríveis dignas do nome que lhe foi dado pelo dono. Knew naming him Meownuel Neuer was a mistake pic.twitter.com/w3MrwH5Opn — Chris Dixon (@chrismd10) May 18, 2020 O sucesso foi tanto que até o Bayern de Munique partilhou uma nova versão do vídeo, identificando o guarda-redes alemão Manuel Neuer. Meownuel Neuer ?? @Manuel_Neuer https://t.co/dwIwTdxx7i pic.twitter.com/tck09nbpqz — FC Bayern München (@FCBayern) May 19, 2020

Jovem de 17 anos parte braços e pés ao saltar para a água em Viana do Castelo

Ontem à tarde, em Afife, Viana do Castelo, um jovem de 17 anos ficou gravemente ferido após saltar do telhado de uma casa para o rio Cabanas. O salto, de aproximadamente 7 metros, não foi bem calculado e o rapaz acabou por cair violentamente numa zona rochosa. Para o local foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. A vítima fraturou os pés e os braços e foi transportado para o Hospital de Viana do Castelo. O momento foi filmado pelos amigos e divulgado na Internet pelos meios de comunicação locais. Que sirva de alerta… este acidente mostra o perigo de saltos deste género em locais não vigiados. As melhoras para este rapaz e que ganhe juízo.

A assustadora história da mansão que foi abandonada e ficou congelada no tempo

Um explorador urbano fotografou uma mansão em Hertfordshire, na Inglaterra, que parece ter sido abandonada há muitos anos, porém ainda permanece preservada. A ver pelas imagens, dá ideia que os donos levantaram-se a meio da noite e correram sem levar nada. As fotos mostram roupas penduradas em cabides e uma máquina de lavar louça ainda com pratos dentro. A cozinha ainda mantém vários utensílios e eletrodomésticos, enquanto parte do teto desmoronou. Numa das zonas existe um planta num vaso e um telescópio alinhado para o céu. Os jogos de snooker e xadrez parecem ter ficado “a meio”. Já no exterior, existem vários carro, inclusive um Bentley enferrujado. O que se sabe é que a mansão abandonada é do milionário Athanasios Tachmintzis. O homem de 70 anos viveu lá cerca de 20 anos com a sua esposa e 5 filhos, antes de desaparecerem em 2017. Acredita-se que Tachmintzis, cuja esposa morreu de cancro em 2004, tenha morado com as duas filhas e um filho. Os vizinhos passaram anos (e continuam) sem saber o que aconteceu ao Sr. Tachmintzis.

Alguém deu um peido durante um concerto em direto no Facebook

Durante uma transmissão em direto para o Facebook, um grupo de músicos viu a sua performance ser cancelada quando um dos integrantes soltou o chamado peido “ninja”… silencioso, mas mortífero. Os elementos do grupo ainda tentarem resistir… mas o “ambiente” estava impossível! ? DIRETO CANCELADO!

Artista cria esculturas incríveis utilizando areia da praia

Andoni Bastarrika é um artista espanhol que tem recebido muita atenção pelas suas esculturas ultra-realistas de animais, feitas com areia da praia. Andoni começou em 2010 a fazer trabalhos para entreter crianças enquanto estava na praia. O feedback foi tão positivo que ele resolveu concentrar-se nesta arte. Confere algumas dos seus trabalhos:

Bulldog francês mata a própria dona

Lisa Urso foi encontrada inconsciente e com vários ferimentos, causados por várias dentadas e arranhões, no pátio da casa em que residia, em Fox Lake, a quase 90 quilómetros de Chicago, nos Estados Unidos. De acordo com a CNN, o incidente ocorreu no dia nove de maio, mas só agora foi divulgado. Os ferimentos terão sido causados por um dos próprios animais de estimação da vítima, um bulldog francês, chamado Blue (à esquerda na imagem). A mulher apresentava múltiplas lesões no corpo, sinais de mordidas caninas e arranhões nas pernas, tronco e braços. O animal acabou por ser eutanasiado no dia 19 de maio. De acordo com o médico legista encarregado pela autópsia à vítima, Howard Copper, “não há qualquer dúvida” de que esta mulher morreu por consequência dos ferimentos infligidos pelo bulldog francês. "O corpo tinha múltiplas dentadas e arranhões por todo o corpo, sobretudo, nas pernas, tronco e braços. É claro que a vítima morreu dos ferimentos que recebeu do cão. Não há dúvidas sobre isso”, explicou o médico. Apesar das afirmações feitas pelo profissional de saúde responsável pelo caso, o relatório final da autópsia ainda está por concluir.

Arouca fez um terço gigante em homenagem às vítimas do COVID-19 e que se vê do céu

Intitulado de “Terço da Esperança” este terço gigante demorou cerca de sete horas a ser desenhado e montado. Para tal obra os habitantes contaram com a ajuda de dez tratores. O terço que se vê do céu foi criado na região de Mansores no concelho de Arouca. Segundo informações do presidente da junta de freguesia da localidade “A ideia surgiu durante a semana passada e decidimos usar como pano de fundo o lindíssimo vale agrícola que temos em Mansores para homenagearmos a Nossa Senhora, Maria Imaculada, neste mês de maio, e rezarmos pelas vítimas da COVID-19”, explica Jorge Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Mansores. Cerca de 250 velas colocadas pela população ajudaram a compor o cenário durante a noite de sábado e para este domingo, pelas 20h30, está prevista uma pequena cerimónia religiosa, sempre com o devido distanciamento social a que esta fase obriga.

Após desconfinamento Sesimbra acordou com garrafas e máscaras na praia

O desconfinamento, aliado com o bom tempo, levou milhares de portugueses às praias por todo o país. Em Sesimbra não foi diferente, mas umas das praias tornou-se notícia pelos piores motivos, pois alguns banhistas não se preocuparam em colocar o lixo nos recipientes próprios. O caso foi divulgado na passada quinta-feira pelo Surf Clube de Sesimbra: “Muito triste este cenário hoje de manhã encontrado na Praia das Bicas. Será que não percebem que não existe limpeza das praias nesta altura e que cada um tem que trazer o seu próprio lixo. É assim tão difícil de compreenderem?”, pode ler-se na página de Facebook do Surf Clube de Sesimbra. Já na sexta-feira de manhã, a Câmara Municipal de Sesimbra e a Junta de Freguesia do Castelo, trataram de limpar o areal antes das 9h00.

Em Roma atirar máscaras para o chão dá multa de até 500€

Em Roma, Itália, atirar máscaras ou luvas para o chão vai dar uma multa entre os 25 e os 500€. A medida foi aprovada pela autarquia e tem o objetivo de evitar a propagação da Covid-19 através destes resíduos que muitas vezes não estão a ser tratados com a devida atenção por parte da população. “Os nossos operadores ecologistas denunciaram em numerosas ocasiões o descarte de máscaras e luvas usadas para o chão por pessoas mal-educadas”, explicou à agência Efe a presidente da autarquia Virginia Raggi. Até 31 de julho passa a ser proibido deixar no chão este tipo de materiais de proteção individual, sem se sejam sancionados com uma multa. Estes objetos devem ser colocados no lixo comum após cada utilização. “O abandono destes equipamentos de proteção individual constitui um potencial risco sanitário”, continuou Virginia Raggi. Em Itália há registo de mais de 32 mil mortos causados pela pandemia da Covid-19. Os infetados são mais de 220 mil.

Recriaram o "Meme do Caixão" durante um direto da CMTV na praia

Durante um direto feito pela CMTV na praia, alguns jovens decidiram recriar o meme do caixão. Ninguém mais prestou atenção ao que disse o entrevistado... é impossível não rir. ? Ver esta publicação no Instagram Meme do caixão durante direto da CMTV ? Uma publicação partilhada por Tá Fixe (@tafixe) a 27 de Mai, 2020 às 2:07 PDT

Mulher branca disse à polícia que era ameaçada por um homem negro. Vídeo mostrou o contrário

Um vídeo de uma mulher a chamar a polícia no Central Park, em Nova Iorque, nos EUA, tornou-se viral nas redes sociais. Nas imagens podemos ouvir um homem chamado Christian Cooper a dizer que estava a observar pássaros no local e pediu para que a mulher colocasse a coleira no seu cão (regra obrigatória no parque). A mulher, chamada Amy, pegou no telefone e disse que estava a ligar para a polícia: “Há um homem afro-americano aqui, eu estou no Central Park. Ele está a filmar-me, ameaçando-me a mim e ao meu cão“. Em entrevista para a emissora NBC, a mulher disse que não é racista e pediu desculpas, reconhecendo que exagerou na reação. Após a repercussão do caso, a Franklin Templeton, empresa onde Amy trabalhava, anunciou a sua demissão. O mayor de Nova Iorque, Bill de Blasio, classificou a atitude como “racismo, puro e simples“. “Ela chamou a polícia PORQUE ele é um homem negro. Mesmo que ela tenha violado as regras. Ela decidiu que ele era o criminoso e nós sabemos o porquê. Esse tipo de ódio não tem lugar na nossa cidade“, escreveu Bill de Blasio no seu Twitter. The video out of Central Park is racism, plain and simple. She called the police BECAUSE he was a Black man. Even though she was the one breaking the rules. She decided he was the criminal and we know why. This kind of hatred has no place in our city. https://t.co/6PP7jIwL1g — Mayor Bill de Blasio (@NYCMayor) May 26, 2020

Foi encontrado um chão em mosaico romano numa vinha no norte de Itália

Um pedaço de chão em mosaico foi encontrado sob uma vinha, no norte de Itália, após décadas de escavações. Os investigadores na região de Negrar di Valpolicella, no norte de Verona, publicaram imagens destes mosaicos muito bem preservados, abaixo de vários metros de terra. Segundo as entidades oficiais, os arqueólogos encontraram as primeiras provas de uma vila romana, que tinha sido descoberta há mais de um século atrás. Os peritos ainda estão, delicadamente, a escavar o local da descoberta para tentarem perceber toda a extensão deste edifício antigo. Imagens publicadas mostram como este mosaico está impecavelmente conservado, bem como as fundações da vila.

Bruno de Carvalho reaparece e critica jornalistas à porta do tribunal: “É uma vergonha”

O ex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, voltou ao ataque no seu melhor estilo. Aconteceu hoje, à entrada do tribunal do Monsanto, antes da leitura do acórdão do processo da invasão à academia do Sporting, em Alcochete. Bruno de Carvalho queria saber qual foi a jornalista da TSF que tinha acabado de falar em direto. De seguida, as criticas ao trabalho jornalístico passaram para a RTP e depois disparou para todos os outros canais: “É uma vergonha o que estão a fazer“, comentou o ex-presidente do Sporting. Comentando o facto de ter sido veiculado que o Ministério Público pediu a absolvição “por falta de provas”, Bruno de Carvalho referiu que “isso não é trabalho de jornalistas“. “Para isto não é preciso mandarem jornalistas, mandem figurantes. Gostava que começassem a ser jornalistas“, disse em declarações captadas pela SIC Notícias. “Não posso estar em casa na véspera e ver na RTP colocarem as minhas palavras truncadas como o ‘é chato’. Isso não é de jornalista. Vocês não percebem nada do que aqui se está passar“, disse Bruno de Carvalho. Em relação à leitura do acórdão, o coletivo de juízes presidido por Sílvia Pires considerou que não foram provados os factos apontados a Bruno de Carvalho, a Mustafá, ex-líder da claque Juve Leo, e a Bruno Jacinto, oficial de ligação aos adeptos do Sporting.

Bebé vence coronavírus depois de ter estado 32 dias em coma

Há dois meses, no Brasil, um bebé de 5 meses chamado Dom entrou num hospital do Rio de Janeiro infetado com Covid-19. Dos 54 dias que esteve internado, o pequeno Dom passou 32 em coma induzido, com ventilação mecânica. Quando foi internado, aos 3 meses de vida, o quadro clínico era muito grave e corria risco de vida devido a complicações cardíacas e respiratórias. O bebé foi um dos primeiros casos de Covid-19 a surgir no Brasil, numa altura em que se sabia muito menos sobre a doença. Os pais contaram aos jornais brasileiros que o filho recuperou “por milagre”. O hospital onde o bebé esteve internado conseguiu que os pais o acompanhassem em permanência, o que de acordo com a unidade de saúde, terá feito toda a diferença na recuperação da criança. Dom completa seis meses no dia 14 de junho e os pais estão a programar uma grande festa virtual para toda a família, para celebrar a vida e a recuperação do filho.

Vídeo comprova que a poluição nos oceanos por causa das máscaras e luvas

Um vídeo, partilhado pela ONG “Operação Mar Limpo”, revela uma elevada quantidade de material de proteção individual no fundo do mar Mediterrâneo. "Estas máscaras. Não as encontrávamos há muito e agora vamos ter biliões. Portanto, tomem atenção, é o início de um novo tipo de poluição”, alertou Laurente Lombard, fundador da “Operação Mar Limpo”, em declarações à BBC.